sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Malhação: Viva a Diferença, urgente! Benê revela ser portadora da síndrome de Asperger


Após uma conversa com o pai, a estudante abre o 
jogo e conta sobre o transtorno

Benê (Daphne Bozaski) sempre foi uma adolescente com dificuldades em várias áreas da vida. Nem mesmo conseguiu levar o namoro adiante com Guto (Bruno Gadiol) por causa de suas manias. Mas uma virada vai fazer com que a estudante seja vista com outros olhos. Benê resolve encarar seus medos de frente e embarca com Guto para Campinas, onde fizeram suas apresentações para os jurados. Quando volta, a menina encontra seu pai, Cícero (Luciano Pontes), que a trata como se ela não existisse. No capítulo de hoje (sexta 23), de Malhação: Viva a Diferença, Benê toma coragem e revela seu segredo: afirma ser portadora da Síndrome de Asperger, transtorno que dificulta a capacidade de se socializar e se comunicar. “Quando eu era criança, pai, ainda no tempo em que eu ganhava bonecas, eu fui diagnosticada com autismo. Mas aí, depois de muitas visitas à Renata, que é a minha psicóloga, de muitas consultas com vários médicos e também com um neuropedagogo, que é amigo da Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), que é a diretora da minha escola... me disseram que eu era Asperger”, conta Benê.

 Josefina e Julinho dão muita força para a 
pianista abrir seu coração

Josefina (Aline Fanju) e Julinho (Davi Souza) dão todo o apoio a Benê, mas Cícero demonstra não ter entendido muito bem do que a filha sofre. “Isso é por causa de uma síndrome que afeta a minha capacidade de socialização. Saber disso foi muito bom! Entendi um montão de coisas sobre mim! Isso explicava a minha dificuldade de fazer amigos. Eu entendi por que, mesmo tirando notas altas na escola e conhecendo todas as espécies de passarinhos que existem, às vezes, eu não queria nem ver nem me comunicar com ninguém. E muito menos tocar e abraçar as pessoas”, detalha a pianista. “Sou uma autista com habilidades para fazer muitas coisas. Não é uma doença. É só uma diferença humana”, completa;

Benê diz a Cícero que gostaria de contar com seu apoio

Cícero não sabe o que dizer e decide ir embora, mas Benê o desmonta de vez. “Eu descobri que eu sou como todo mundo. E cada pessoa é de um jeito. Eu sei que eu pareço esquisita, porque tenho uma maneira diferente de entender o mundo. Mas esse aqui é o meu jeito de ser, pai. Também queria ter você ao meu lado. É assim que você se sente também, pai?”, detona a jovem, deixando Cícero muito emocionado. Prepara seus lenços de papel porque as lágrimas vão rolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário