segunda-feira, 26 de setembro de 2016

No túnel do tempo com Nada Será Como Antes




Tem amor, intriga, conflitos... Todos os elementos de um folhetim clássico. Mas o grande barato de Nada Será Como Antes, a nova série da Globo, que estreia amanhã (terça 27) é poder acompanhar o nascimento da televisão no Brasil. Criação de Guel Arraes e Jorge Furtado, escrito por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, e com direção artística de José Luiz Villamarim, o programa leva o público a acompanhar o empreendedor Saulo (Murilo Benício) e a determinada Verônica (Débora Falabella), inciando um romance ao mesmo em que o vendedor de aparelhos de rádio tentar provar ao mundo a importância da implementação da primeira emissora de televisão no Brasil. “Saulo é um jovem empreendedor, um visionário, que trabalha com venda de rádios e se apaixona perdidamente pela locutora de uma rádio do interior, a Verônica. Falamos sobre a transformação desse casal que acompanha a transformação dos meios de comunicação do país”, conta Guel.
Tendo como ponto de partida o seu extraordinário talento para farejar os desejos humanos, Saulo, de mero vendedor de rádio, inaugura a sua TV Guanabara, consagrando a novela uma paixão nacional. Isso quando nem o mais otimista dos visionários previa o acesso maciço das pessoas aos aparelhos de TV. Mas esse mesmo homem que constrói, do nada, uma fábrica de sonhos, não é capaz de realizar o mais simples e pessoal desejo: manter seu casamento com Verônica, seu grande amor. Ao lado de Saulo, Verônica se torna a grande estrela das telenovelas. Mas é quando os holofotes se apagam que ela mostra sua real grandeza, rompendo com os papeis da vida real que a sociedade tenta lhe impor. “O interessante é que muitos paralelos podem ser feitos com os dias de hoje. Percebemos onde evoluímos ou não, em termos de costumes e pensamentos”, destaca João Falcão.
Apesar de se passar por volta da década de 1950, a série não tem caráter documental. “A televisão é uma subtrama, um charme. Tem algumas informações, algumas curiosidades dos bastidores do início da televisão no Brasil, mas o drama pessoal, a história dos personagens é o foco principal”, reforça Jorge Furtado. Para dar forma ao roteiro, o diretor José Luiz Villamarim optou por uma linguagem contemporânea: “Na hora de filmar uma época, geralmente existe muito respeito. A câmera está mais comportada, essa é a primeira leitura. Pedi, então, que desconstruíssemos um pouco isso. Filmamos com uma câmera solta, muito mais dentro da cena”, revela.
Nada Será Como Antes será exibida em 12 episódios, sempre às terças-feiras. Confira qauem é quem nessa história fascinante:



Saulo (Murilo Benício) –  Visionário, Saulo começa como vendedor de aparelhos de rádio e consegue se tornar um grande empresário, o dono da Rádio e da TV Guanabara. Tem Verônica como seu grande amor.

Verônica (Débora Falabella) –  Ao lado de Saulo, se transforma em uma famosa atriz de rádio e, depois, das telenovelas. Mãe solteira, enfrentará o preconceito da sociedade.

Beatriz (Bruna Marquezine) – Consegue deixar a vida de dançarina de boate e torna-se uma famosa atriz de TV. A frente do seu tempo, é uma mulher que preza pela liberdade e vive sem pudor os seus desejos.

Otaviano (Daniel de Oliveira) – Filho de Pompeu e irmão de Julia, apaixona-se por Beatriz, com quem decide se casar. Entra para a política e torna-se o deputado estadual mais jovem eleito.

Julia (Letícia Colin) – Irmã de Otaviano, com quem tem uma relação de domínio, é entusiasta da ideia da chegada da TV. É namorada de Vitor, mas mantém um caso com Beatriz.

Odete (Cássia Kis) – Mãe de Beatriz,  criou a filha trabalhando como empregada doméstica no interior, sofrendo humilhações dos patrões. Senhora distinta e simples, vai para a cidade viver com a filha , agora, famosa.

Pompeu (Osmar Prado) – Patriarca da família Azevedo Gomes, inicialmente é contra o investimento na TV. Quando percebe o sucesso do veículo, decide usá-lo para seus interesses políticos.

Aristides (Bruno Garcia) – Melhor amigo de Saulo, é o roteirista da Rádio e da TV Guanabara. Mantém um relacionamento com Rodolfo.

Rodolfo (Alejandro Claveaux) – Ator, contracena com Verônica e Beatriz na TV. Precisa esconder que é homossexual para manter a imagem de galã.

Péricles (Fabrício Boliveira) – Faz sucesso como ator no rádio, mas na TV tem dificuldade de conseguir papeis por ser negro. Se envolve com Verônica.

Davi (Jesuíta Barbosa) – Músico e compositor talentoso, porém sem sucesso, viverá uma paixão doentia por Beatriz.



Vitor (Igor Angelkorte) – Namorado de Julia, é de uma influente família carioca. 



Carvalho Rocha (Daniel Boaventura) – Apresentador da TV Guanabara.

Thiago (Bernardo Berruezo) – Filho de Verônica.

Hilda/Maria de Lourdes (Susana Ribeiro) – Mãe de Verônica.

Ernesto (Antônio Fábio) – Pai de Verônica.

Nicinha (Isabella Dragão) – Empregada de Verônica.

Doutor Silveira (Cassiano Ricardo) – Dono da rádio do interior.

Laura (Greta Antoine) – Possível filha de Saulo.



Fotos: Estevam Avellar / Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário