quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Velho Chico, urgente: Luzia confessa a Olívia que ela não é irmã de Miguel



Um dos momentos mais esperados de Velho Chico está prestes a acontecer: Luzia (Lucy Alves) vai revelar a Olívia (Giullia Buscacio) que ela não é irmã de Miguel (Gabriel Leone), Tudo começa a se desenrolar no capítulo da sexta 19. Piedade (Zezita Matos) reza muito, não perdendo as esperanças de encontrar o filho, Santo (Domingos Montagner) vivo. Do outro lado, Luzia  se entrega à tristeza e não consegue esconder da matriarca o peso das mentiras que carregou ao longo dos últimos 30 anos. “Ocê vive enrolada em suas mintira, tá escrito nos seus zói... na verdade, sempre teve. Fui eu que nunca quis lê!”, diz Piedade.
Ao perceber o comportamento estranho da afilhada, Piedade a questiona sobre o conteúdo das cartas que Tereza (Camila Pitanga) enviou para Santo. Na época, por ser analfabeta, ela acreditou na história de Luzia e pediu que ela apenas desse fim às cartas para evitar que o filho fosse atrás de Tereza e corresse algum risco. Firme, a dona de casa afirma que só recebeu uma carta e Piedade a provoca.“A carta num dizia que ela tava prenha de Santo? Porque logo depois ela casa num casamento arranjado. Foi isso que ocê queimô, Luzia? A verdade de meu neto?”. Cada vez mais incomodada com a pressão, Luzia se faz de desentendida e afirma que o conteúdo da carta não era importante. Preocupada com o rumo que as coisas estão tomando dentro de casa, Piedade alerta a afilhada. “Posso até entendê mintí pr’os ôtro, mais num entendo mentí pr’ocê...será que ocê num vê que quando essas mintira virá verdade, é que toda verdade de sua vida virô mintira?”.
A partir daí Luzia se desespera cada vez mais. Em uma cena, Olívia entra no quarto da mãe, aos prantos, após ter confessado ao meio-irmão que não consegue viver sem amor e que gostaria que tivesse acontecido alguma coisa entre eles, antes que soubessem do suporto parentesco. "Eu não vou saber viver sem ele, mainha... eu não consigo mais viver sem Miguel! Eu não consigo! Eu não consigo!", desabafa a jovem. A dor da filha rasga a alma de Luzia, que chora junto com a garota. "Faz isso parar, mãe, pelo amor de Deus... faz isso parar de doer... eu não aguento mais", suplica Olívia. "Todas as mentiras que contou um dia pulam em sua garganta de uma só vez e Luzia sente a verdade querer romper de dentro do seu peito, diz o texto do autor. "Vai parar, Olívia, vai parar... Mainha vai fazer parar de doer, filha, mas você não vai me perdoar nunca por isso!", diz Luzia, que decide abrir o jogo e confessa que Olívia não é filha de sangue de Santo.  "Eu sabia, Olívia. Nunca tive certeza, mas ela tinha escrito contando que tava esperando filho dele. Eu tive medo. Eu escondi Miguel de seu pai não foi só por medo, foi por amor", confessa. 
A sanfoneira tem flash na memória e recorda o momento em que é forçada a fazer sexo depois de paquerar um homem no bar. "O ôtro, aquele maldito! É só um bicho! Um pedaço de lembrança que eu, por mais que tente, não consigo esquecer. Um homem morto! Que o que ele fez comigo, fez com ôtras, e o destino de gente assim o cão escreve na ponta da faca! O dele não foi diferente", recorda Luzia. "Foi só isso, não, Olívia! Tem mais. Teve parte disso que escondi até de mim mesma! E, se tô dizendo isso agora, é porque não quero lhe ver pagá pelos erro que foram meu! Minha vida foi uma mentira, uma farsa desde o começo. Tenho lutado pelo que amo desde o dia que nasci! Só que nessa luta nem sempre fiz o certo", admite, deixando Olívia estarrecida.


Um comentário: