domingo, 23 de outubro de 2016

Pode festejar! A Gata Comeu está de volta!






Grande sucesso da Globo, de 1985, A Gata Comeu está de volta a partir de amanhã (segunda 24), na tela do Viva. Protagonizado por Christiane Torloni e Nuno Leal Maia, o clássico de Ivani Ribeiro, substitui outra obra da autora , Mulheres de Areia (1993). A produção é uma adaptação de A Barba Azul, também de Ivani, exibida pela TV Tupi em 1974. 
A novela conquistou o público quando foi exibida no horário das 18h e chamou a atenção para o charmoso bairro da Urca, onde a história foi ambientada. A trama principal gira em torno do divertido e tumultuado romance entre Jô Penteado (Torloni) e Fábio Coutinho (Nuno). Na versão original da trama, a dupla foi interpretada por Eva Wilma e Carlos Zara.
Em busca de seu grande amor, Jô Penteado já noivou sete vezes, até Fábio aparecer na sua vida e mudá-la de vez. Os dois estão em uma excursão marítima, quando um forte temporal atrapalha o passeio, desviando a rota do barco. Todos vão parar em uma ilha deserta, onde ficam presos por dois meses. Apesar das farpas e faíscas entre a dupla, a paixão fala mais alto e daí surge uma relação inusitada. O casal briga como cão e gato e rende cenas engraçadas à história.
A trama conta com personagens carismáticos como as duplas Gustavo (Cláudio Corrêa e Castro) e Tereza (Marilu Bueno), e Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin). As trilhas nacionais e internacionais também são um sucesso à parte e marcaram a época. Mas quem roubou a cena foi o divertido Clube do Curumim, com crianças que fizeram história na TV. Foi a estreia de Danton Mello e Juliana Martins. O grupo conta ainda com Juliana Lucas Martin, Kátia Moura, Oberdan Jr., Rafael Alvarez e Silvio Perroni.
A Gata Comeu teve colaboração de Marilu Saldanha, direção de Herval Rossano e José Carlos Pieri, direção geral de Herval Rossano e supervisão de Daniel Filho. A novela irá ao ar de segunda a sábado, às 15h30, com horário alternativo: segunda a sábado, na faixa de 0h30!


Entre tapas e beijos



Beleza e dinheiro nunca faltaram na vida de Jô Penteado, uma das personagens mais emblemáticas da carreira de Christiane Torloni. Mas o grande amor de sua vida parece se esconder de seu caminho. Apelidada de Lucrécia Bórgia, por "colecionar" noivos - já são sete em seu passado -, nem imagina que um naufrágio mudaria seu destino. Depois de um imprevisto durante um passeio de lancha organizado por Fábio para seus alunos, todos ficam ilhados e são dados como mortos. Como a embarcação é de sua família, Jô decide ir como guia da excursão. Os primeiros capítulos da novela são antológicos e mostram as aventuras e confusões do grupo, que conta com pessoas de variados estilos e classes sociais, causando situações engraçadas no dia a dia.
Enquanto Jô é mimada e temperamental, Fábio é conservador e tranquilo. As divergências não param por aí, começando por ele não suportar o comportamento dela. Como os opostos se atraem, a empatia foi à primeira vista e "Bateu, levou!" virou o bordão do casal, que trocava insultos e até mesmo tapas na cara. Viúvo, ele dá aulas em uma escola de segundo grau na Urca, e cuida - com a ajuda da auxiliar Zazá (Aracy Cardoso) - dos filhos Cuca (Danton Mello) e Adriana (Kátia Moura). Já Jô tem tudo do bom e do melhor. Herdeira do milionário Horácio (Mauro Mendonça), a quem é muito ligada, ela não se dá bem com a madrasta, Ester (Anilza Leoni). Gláucia (Bia Seidl) e Lenita (Deborah Evelyn) são suas meias-irmãs. Ao longo da novela, a invejosa Gláucia apronta muitas armações para separar o casal.
Os dois demoram a admitir a atração que sentem um pelo outro, mas a relação tempestuosa logo vem à tona. Nem mesmo a presença da noiva de Fábio, Paula (Fátima Freire), na ilha, inibe sua aproximação de Jô.



O clube Curumim

Sete crianças roubam a cena em "A Gata Comeu": Danton Mello, Juliana Lucas Martin, Juliana Martins, Kátia Moura, Oberdan Jr., Rafael Alvarez e Silvio Perroni. O elenco mirim forma o divertido Clube do Curumim, que apronta muitas confusões pelas ruas da Urca.
Foi o primeiro trabalho na TV de Danton Mello e Juliana Martins. Dez anos depois, eles protagonizaram temporada de estreia de "Malhação". Danton é Cuca, irmão de Adriana (Kátia Moura). Os filhos de Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia) são criados pela babá Zazá (Aracy Cardoso). Juliana interpreta Sueli, irmã de outro integrante do grupo: Xande (Oberdan Jr.). Alunos de Fábio, os dois são filhos de Ofélia (Diana Morel) e Martim (Rogério Fróes), e tem mais uma irmã, Paula (Fátima Freire). O Clube do Curumim também é formado por Renato (Silvio Perroni), filho de Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin), e pelos irmãos Cecéu (Rafael Alvarez, que hoje é um premiado diretor e produtor de cinema e de TV) e Verinha (Juliana Lucas Martin), filhos de Vicente (Germano Filho).



Duplas dinâmicas



E não é só o casal protagonista que proporciona muitos momentos de risada à trama. 
A Gata Comeu também traz as relações hilárias de Gustavo (Cláudio Corrêa e Castro) e Tereza (Marilu Bueno), e Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin). 
Conhecidos como Gugu e Tetê, os pais de Babi (Mayara Magri) vão aumentar a família com a chegada de gêmeos. Para o desespero do marido, durante a gravidez ela tem desejos exóticos como rabanete com açúcar mascavo, churros uruguaios e tutu de feijão com cravo e canela. O casal vive se desentendendo, mas sempre com bom humor. A mãe de Tetê, Dona Biloca (Norma Geraldy), também mora com eles. Ela bem que tenta ajudar a neta, mas os relacionamentos de Babi são sempre controlados pelos pais. Principalmente quando ela conhece Tito (Jayme Periard), com quem Gugu e Tetê não simpatizam.
Já na casa de Conceição e Oscar, ele é um vagabundo assumido, mas só ela não enxerga. Sua esposa é a única a acreditar que ele trabalha muito e é um "santo". Na sua frente, Oscar se passa por doente, mas, na realidade, é outra pessoa na rua e vive se divertindo. São pais de Renato (Silvio Perroni) e tios de Edson (José Mayer), considerado um filho para o casal e que, no decorrer da novela, se apaixona por Lenita. Com o relacionamento, Ivani Ribeiro aborda o amor entre diferentes classes sociais e as dificuldades e preconceitos que muitos enfrentam.


Os picaretas


Outros personagens de destaque da produção são os primos Vitório (Laerte Morrone) e Zé Mário (Élcio Romar). O primeiro é garçom de uma pizzaria, mas se disfarça de Conde de Parma, para lidar com pessoas da alta sociedade e impressionar Gláucia (Bia Seidl). Vitório divide apartamento com os amigos e atores Rafael (Eduardo Tornaghi) e Tony (Roberto Pirillo).
A ousadia também faz parte da história de Zé, que inventa outra identidade, a do cego Braguinha, para se aproximar da amada Babi (Mayara Magri).



Trilha sonora nostálgica


Os hits nacionais e internacionais de A Gata Comeu conquistaram o público, tornaram a novela ainda mais icônica e marcaram os anos 1980. A começar pelo tema de abertura, Comeu, de Caetano Veloso, que ganha a interpretação do grupo Magazine, na época liderado por Kid Vinil.
E a música que embala Jô Penteado delineia o temperamento forte da personagem de Christiane Torloni: Só Prá o Vento, mais um sucesso de Ritchie. Já o ilustre professor Fábio (Nuno Leal Maia) tem como tema a canção Amigo do Sol, Amigo da Lua, na voz de Benito Di Paula.
As faixas se encaixam impecavelmente nos personagens e no cenário da pitoresca e tranquila Urca. Entre outros destaques: Choro, cantada por Fábio Jr.; Seu Nome, de Byafra; Canção de Búzios, de Sandra de Sá; Sonho Blue, de Liliane; Eu Queria Ter uma Bomba", estreia de Cazuza em carreira solo; Smooth Operator, na voz de Sade; The Heat Is On, entoada por Glenn Frey; Doce Pecado, interpretada por Santa Cruz; Heaven de Bryan Adams; o tema de Jô e Fábio, Forever By Your Side, cantado pela banda Manhattans; a clássica We Can Change The World, interpretada por Tremendo; e Tipo One Way, que embala o núcleo jovem da novela.

3 comentários: