segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Marcos ou Gabriela Flor? Quem sai no primeiro paredão do BBB17?



Eu jurei a mim mesmo que ficaria à margem do Big Brother Brasil 17. Fiquei profundamente irritado, ano passado, com a idolatria insana das pessoas pela Ana Paula e a vitória de Munik só não foi pior porque a competidora dela era a insuportável da Maria Cláudia. Mas a minha promessa durou uma semana. É impressionante como esse programa mexe com os meus os nervos, por mais que eu queira fingir que não estou nem aí. Então é isso: toda vez que sentir vontade aqui estarei participando do BBB17.
Agora, um detalhe importantíssimo: por favor não me venham com a chatice de que preciso ser imparcial e blá blá blá blá... Não tem imparcialidade nenhuma e não encham meu saco com esse discursinho enjoado se a minha opinião for diferente da sua. Esse não é o blog da MINHA NOVELA.  É o meu blog pessoal, que leva o meu nome e, portanto, posso amar, odiar, torcer ou querer execrar quem eu bem quiser. Que não gostar, basta não ler ou não acessar. Simples assim!
E, infelizmente, já peguei minhas implicâncias na 17ª edição do reality show. Elas atendem pelos nomes de Vivian e Mayara. Pai do Céu, que criaturas insuportáveis. Primeiras líderes do BBB, elas botaram o Marcos no paredão com a justificativa mais esdrúxula do mundo: porque ele disse que as duas em três meses (logo ao fim do programa) estariam peladas na capa de alguma revista. E daí? É mentira, sujeitas? Hipócritas! E ainda foram elas que cutucaram o gaúcho, perguntando primeiro se eles posaria nu para a GMagazine. Ai o cara responde na mesma moeda e é machista? Desrespeitoso? Misógino?


Peguei implicância por Mayara e Vívian

Por essas e outras é que torço para Marcos não ser eliminado e eu poder ver a cara de sola de sapato que as duas palhaças vão fazer amanhã (terça 31). Atenção: nada contra Gabriela Flor. Antes do programa começar ela era a participante pela qual eu tinha mais simpatia. Talvez por ser baiana e eu amar o jeito baiano de ser. Brinco até que eu, na verdade, sou baioca (baiano com carioca). Se bem que nem carioca eu sou... Mas... Deixa isso pra lá.

A questão é que Flor se revelou chatinha demais. Talvez seja só uma impressão inicial, mas acho que um personagem mais “incômodo” e com presença forte, como o Marcos, pesa mais no elenco de um reality show. Então sou #TimeMarcos e isso não quer dizer que, na semana que vem, não possa mudar de ideia. Posso sim! Mas e você: torce para quem ser eliminado do primeiro paredão do Big Brother Brasil 17: Marcos ou Gabriela Flor?

domingo, 29 de janeiro de 2017

Iris Mittenaere, a Miss França, é eleita a Miss Universo 2016




É difícil você ver sua candidata favorita parar no Top 13, enquanto outras seguiram adiante na disputa pelo Miss Universo sem um pingo da beleza, da atitude e do carisma da Miss Brasil Raíssa Santana. Mas como não adianta chorar pitangas, resta apenas parabenizar a Raíssa por sua linda participação e a não menos deslumbrante Miss França, Iris Mittenaere, pelo merecido título de Miss Universo 2016. Em segundo lugar ficou a Miss Haiti Raquel Pelissier, e em terceiro, a então favorita Miss Colômbia Andrea Tovar
O concurso foi muito bem realizado e a participação de Steve Harvey acabou sendo bem divertida, rendendo as melhores piadas da noite. Eu assisti pelo canal TNT, com Natália Guimarães e Domingas Person dando um show de cobertura, já que pela Band não dava mais para aturar Renata Fan relembrando pela milésima vez que ela foi Miss Brasil.




Confira como foram as classificações:
Das 86 postulantes ao título saíram as 12 eleitas pelo júri das preliminares e mais a 13a escolhida por voto popular. Foram elas:

Top 13
Quênia Mary Esther Were
Indonesia Kezia Warouw 
Estados Unidos Deshuana Barber
México KristaL Silva
Peru Valéria Piazza
Panamá Keity Drennan
Colômbia Andrea Tovar
Filipinas Maxine Medina
Canadá Siera Bearchell
Brasil Raíssa Santana
França Iris Mittenaere
Haiti Raquel Pelissier 
Tailândia Chalita Suansane (voto popular)

Em seguida, foram anunciadas as nove finalistas e Raíssa Santana perdeu sua vaga para a inacreditável Miss CanadáSiera Bearchellcujo problema não era nem estar acima do peso e sim ser feia e sem graça.

Top 9
 


Estados Unidos Deshuana Barber
Tailândia Chalita Suansane
França Iris Mittenaere
México KristaL Silva 
Quênia Mary Esther Were
Colômbia Andrea Tovar
Canadá Siera Bearchell
Haiti Raquel Pelissier
Filipinas Maxine Medina

Passamos, então, para o Top 6, com outras favoritas ficando pelo caminho...


Top 6


França Iris Mittenaere
Quênia Mary Esther Were
Colômbia Andrea Tovar
Filipinas Maxine Medina
Tailândia Chalita Suansane
Haiti Raquel Pelissier

Chegamos às três finalistas com Haiti persistindo bravamente. Ao menos elegante, charmosa e inteligente ela era.



Top 3
 


Colômbia Andrea Tovar
França Iris Mittenaere
Haiti Raquel Pelissier



É hora de torcer e votar na Miss Brasil Raíssa Santana para vencer o Miss Universo



Hoje (domingo 29), vamos acompanhar as 86 mulheres mais lindas do mundo disputando o título de Miss Universo 2016. Há muito tempo que não vejo candidatas tão bonitas e, entre elas, está a mais linda de todas: Raíssa Santana, nossa Miss Brasil. Mas a baiana, que representou o estado do Paraná, terá de enfrentar jovens fantásticas, como a Miss México (Kristal Silva), Miss Tailândia (Chalita Suansane), Miss Sierra Leone (Hawa Kamara), Miss França (Iris Mittenaere), Miss Georgia (Nuka Karalashvili), Miss Colômbia (Andrea Tovar), Miss Costa Rica (Carolina Rodriguez Duran), Miss Argentina (Estefania Benal), Miss República Dominicana (Sal Garcia), Miss Indonésia (Kezia Warouw), Miss Panamá (Keity Drennan), Miss Inglaterra (Jamie-Lee Faulkner), Miss Peru (Valeria Piazza), Miss Venezuela (Mariam Habach) e, claro, a Filipinas (Maxine Medina), país que sedia o evento e tem o mais fanático público fanático pelo concurso em todo o mundo. 
A Band e o canal TNT transmitirão a 65ª edição do Miss Universo. Na Band, a apresentadora Renata Fan será a âncora da exibição, que terá participação de Cássio Reis e comentários do stylist Rapha Mendonça. A tradução simultânea será feita por Malcolm Forest e Célia Regina R.D. Kfouri. Tudo a partir das 22h. Além da cobertura tradicional pela TV, a TNT terá também transmissão pela TNT Go, com direito a reapresentação, na segunda 30, às 15h25. Domingas Person e Natália Guimarães, vencedora do Miss Brasil de 2007 e Vice-campeã do Miss Universo 2007, comentam com exclusividade cada etapa superada pelas garotas durante uma noite inesquecível.
Confira toda as candidatas no site oficial do Miss Universo: https://www.missuniverse.com/contestants


Vamos votar, gente!

O mico provocado por Harvey no ano passado

O Miss Universo acontecerá no Mall of Asia Arena, na região metropolitana de Manila, nas Filipinas, e por incrível que pareça será apresentado pelo atrapalhado Steve Harvey, que, no ano passado causou o maior constrangimento da história do concurso. A filipina Pia Alonzo Wurtzbach foi eleita, após Harvey anunciar que a vencedora era a Miss Colômbia, Ariadna GutiérrezQuando a moça já estava a coroa e mandando beijinhos para o público, ele havia que havia cometido um erro e que a vencedora era Pia. Que vergonha! Pelo menos, este ano, ele terá a companhia da Miss EUA 2015, Olivia Jordan, que pode impedir que o pateta faça outra merda.
De qualquer maneira vamos torcer muito pela brasileira. Um detalhe importante. O público pode fazer a diferença e ajudar a representante brasileira. Uma das candidatas do Top 12 será escolhida por voto popular. A votação pode ser feita no site oficial do concurso, no Twiter usando as hashtags #MissUniverse, #AskMissUniverseBrazil e #Brazil ou então pelo aplicativo oficial do Miss Universo para smartphones.
Veja o evento preliminar ao concurso, do qual saem as 15 semifinalistas: 





sábado, 28 de janeiro de 2017

Buchecha e Sandy em clima de luau no Fantástico

 
Amanhã (domingo 29), o Fantástico entra no clima de luau, com a estreia do quadro Noite de Luar. O objetivo da atração é reunir astros da música nacional fazendo parcerias inédita num cenário que remete a um delicioso luau. No episódio inaugural, Sandy e Buchecha cantam juntos, pela primeira vez, o clássico Na Rua, Na Chuva, na Fazenda’no, de Hyldon.
Sandy adorou o convite e Buchecha confessou que é muito fã de Sandy e que dividir o microfone com ela é uma grande responsabilidade. Essa música é da MPB, mais da minha onda, para o meu estilo, mas acho que o Buchecha se adequou lindamente”, conta Sandy. “Grandes nomes já tiveram a oportunidade de defender essa canção e, agora, eu estou tendo essa grande honra, de interpretá-la com a Sandy, para o Fantástico”, completa Buchecha. 
Nos próximos episódios teremos ainda as reuniões de Gaby Amaranto e Lucas Lucco, Martinho da Vila e Fernanda Abreu  e Paula Fernandes e Sophia Abraão. Imperdível! Leia mais no site de MINHA NOVELA: http://minhanovela.uol.com.br/noticias/tv/fantastico-apresenta-parcerias-inusitadas-entre-artistas.phtml#.WIy0w9xhmUk


Foto: João Cotta/Rede Globo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Direto de Sol Nascente! Sirlene conta a Felipe que Cesar é o pai de Lucas



A reta final de Sol Nascente está dando mais gás para a trama das 6. E no capítulo do sábado 28, é a vez de Sirlene (Renata Dominguez) abrir o jogo sobre seu passado para Felipe (Marcelo Faria). Mesmo angustiada, ela revela a identidade do pai do pequeno Lucas (João Pedro). Não é de hoje que o administrador nota um pânico em Sirlene toda vez que Cesar (Rafael Cardoso) está por perto. E não demorou muito para juntar as peças deste grande quebra-cabeça. “Fala de uma vez, Sirlene, tem coisa aí! Eu vejo como você reage diante do César, é como se ele te dominasse de alguma maneira. Você tem medo dele, pavor!”, argumenta. Nervosa, Sirlene tenta fugir do assunto. “Você me promete que protege o Lucas? Que aconteça o que acontecer, mesmo que não fique comigo, você protege o meu filho?”, pede. Até que Felipe então dá a cartada final. “O teu filho com o Cesar. É isso, não é? O Cesar é o pai do Lucas”.
Depois dessa, Sirlene não tem outra alternativa a não ser confirmar o que o namorado já desconfia há tempos. “É isso, Felipe. O pai do Lucas é o César. Eu cometi o erro imperdoável de dar pro meu filho um pai canalha, bandido, assassino”, desabafa. Ela também conta todos os podres de Cesar, inclusive sobre a participação dele na explosão das traineiras da Arraial Pescados. “Eu falei que foi o pai do meu filho que provocou aquele acidente, não falei? E que ele me chantageia ameaçando o próprio filho”, reforça.
Felipe questiona o motivo de Sirlene ocultar esse sofrimento por tanto tempo. “Porque não posso pôr a vida do Lucas em risco. Ele não hesitaria em se vingar de mim, no próprio filho! Se eu falasse qualquer coisa sobre quem ele é de verdade para Alice”, explica. Sirlene implora para que Felipe não entre em confronto com Cesar. “Se quer fazer alguma coisa, age com cautela, na surdina. Ele não vai tolerar uma cobrança. E o Lucas está muito perto, ao alcance das garras dele”, explica. Felipe promete proteger a namorada e o pequeno Lucas e planeja uma investigação no banco para tentar descobrir algo que comprometa Cesar.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Confira produções indicadas ao Oscar 2017 na Rede Telecine

Zootopia, 13 Horas e Mogli

A Rede Telecine e o Telecine On,Demand já têm em seu acervo alguns filmes presentes na lista de indicações ao Oscar 2017, como 13 Horas: Os Soldados Secretos de BenghaziMogli: O Menino Lobo, Zootopia: Essa Cidade É o BichoStar Trek: Sem FronteirasAve, César!Kubo e as Cordas MágicasDoutor Estranho Trolls. Além disso, assim que saírem do circuito comercial nos cinemas, o Telecine Play será o exibidor oficial de La La Land: Cantando Estações, Um Limite Entre Nós, A Qualquer Custo e Estrelas Além do Tempo (todos concorrentes na categoria Melhor Filme), Capitão Fantástico, Animais Noturnos, O Apartamento, Rogue One: Uma História Star Wars, Aliados, Horizonte Profundo, Loving, Moana: Um Mar de Aventuras e o curta-metragem de animação Piper: Descobrindo o Mundo.
Confira os horários das próximas exibições:

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
Telecine Pipoca, sexta, 27 de janeiro, às 19h20
Telecine Pipoca, segunda-feira, 30 de janeiro, às 13h

Mogli: O Menino Lobo
Telecine Pipoca, 26 de janeiro, às 13h35
Telecine Premium, no sábado, 28 de janeiro, às 19h55

Zootopia: Essa Cidade É o Bicho 
Telecine Premium, 5 de fevereiro, às 19h55,
Telecine Premium, 7 de fevereiro, às 13h30




Para aluguel no Telecine On.Demand:

Ave, César!,  Star Trek e Trolls

Star Trek: Sem Fronteiras
Ave, César!
Kubo e as Cordas Mágicas
Doutor Estranho (a partir do dia 22 de fevereiro)
Trolls (a partir do dia 16 de fevereiro)

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

La La Land - Cantando Estações recebe 14 indicações ao Oscar

  

Diferente de anos anteriores, as indicações ao Oscar 2017 não foram feitas ao vivo e com uma platéia de jornalistas comemorando ou se surpreendendo com as revelações. A lista foi gravada por astros como Brie Larson (Oscar de Melhor Atriz por O Quarto de Jack), Jennifer Hudson (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Dreamgirls: Em Busca de um Sonho), Emmanuel Lubezki (ganhador de três Oscars de Melhor Fotografia por O Regresso, Birdman e Gravidade), Ken Watanabe (indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por O Último Samurai), Demían Bichir (indicado ao Oscar de Melhor Ator por A Better Life) e Cheryl Boone Isaacs, Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. 

La La Land: Cantando Estações, de Damien Chazelle, foi indicado em 14 categorias, igualando o recorde de A Malvada (1950) e Titanic (1997). A Chegada, de Denis Villeneuve, e Moonlight: Sob a Luz do Luar, de Barry Jenkins, conquistaram oito indicações cada. E Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan, Até o Último Homem, de Mel Gibson, e Lion: Uma Jornada Para Casa, de Garth Davis, receberam seis nominações.
Meu maior choque foi ver Amy Adams relegada. Apesar de ter atuações brilhantes em A Chegada e Animais Noturnos, ela não foi indicada a Melhor Atriz. Fato que deixou a francesa Isabelle Hupper como a franco-favorita para vencer o prêmio por Elle. Outra surpresa foi Michael Shannon nomeado como coadjuvante por Animais Noturnos, no lugar de Aaron Taylor Johnson, que levou o Globo de Ouro pelo mesmo filme. Aliás, Jake Gyllenhall também poderia ter sido lembrado como Melhor Ator pelo longa de Tom Ford, igualmente desprezado na categoria Direção. A 89ª edição do Oscar acontecerá no dia 26 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles, e será transmitida pelo canal a cabo TNT. Vamos aos indicados:

A Chegada


Melhor Filme
A Chegada
Cercas
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
Estrelas Além do Tempo
Lion: Uma Jornada Para Casa
La La Land - Cantando Estações
Manchester À Beira-Mar
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor Diretor
Denis Villeneuve (A Chegada)
Mel Gibson (Até o Último Homem)
Damien Chazelle (La La Land - Cantando Estações)
Kenneth Lonergan (Manchester À Beira-Mar)
Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar)

Melhor Atriz
Isabelle Hupert (Elle)
Ruth Negga (Loving)
Natalie Portman (Jackie)
Emma Stone (La La Land - Cantando Estações)
Meryl Streep (Florence: Quem É Essa Mulher?)


Casey Affleck e Lucas Hedges: Manchester à Beira-Mar


Melhor Ator
Casey Affleck (Manchester À Beira-Mar
Andrew Garfield (Até o Último Homem
Ryan Gosling (La La Land - Cantando Estações)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)
Denzel Washington (Cercas)

Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Jeff Bridges (A Qualquer Custo)
Lucas Hedges (Manchester À Beira-Mar)
Dev Patel (Lion: Uma Jornada Para Casa)
Michael Shannon (Animais Noturnos)

Melhor Atriz Coadjuvante
Viola Davis (Cercas)
Naomie Harris (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Nicole Kidman (Lion: Uma Jornada Para Casa)
Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
Michelle Williams (Manchester À Beira-Mar)

Moonlight: Sob a Luz do Luar


Melhor Roteiro Original
A Qualquer Custo
La La Land - Cantando Estações
O Lagosta
Manchester À Beira-Mar
20th Century Women

Melhor Roteiro Adaptado
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Lion: Uma Jornada Para Casa
Cercas
Estrelas Além do Tempo
A Chegada

Melhor Filme Estrangeiro
Toni Erdmann (Alemanha)
O Apartamento (Irã)
Um Homem Chamado Ove (Suécia)
Terra de Minas (Dinamarca)
Tanna (Holanda)

Kubo e as Cordas Mágicas

Melhor Animação
Kubo e as Cordas Mágicas
Moana: Um Mar de Aventuras
Sing - Quem Canta Seus Males Espanta
Zootopia
Minha Vida de Abobrinha

Melhor Documentário
O.J.: Made in America
Cameraperson
Weiner
13th
I Am Not Your Negro

Melhor Fotografia
La La Land — Cantando Estações
Moonlight: Sob a Luz do Luar
A Chegada
Silêncio
Lion: Uma Jornada Para Casa
Até o Último Homem

Melhor Montagem
A Chegada
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
La La Land - Cantando Estações
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Lion: Uma Jornada Para Casa


Melhor Trilha Sonora
La La Land - Cantando Estações
Lion: Uma Jornada Para Casa
Jackie
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Animais Noturnos

Melhor Canção Original
Audition (The Fools Who Dream), música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul, cantada por Emma Stone em La La Land: Cantando Estações
Can't Stop The Feeling, música e letra de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster, cantada pro Justin Timberlake (Trolls)
City of Stars, música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul, cantada por Ryan Gosling em La La Land: Cantando Estações
The Empty Chair, música e letra de J. Ralph e Sting (Jim: The James Foley Story)
How Far I'll Go, música e letra Lin-Manuel Miranda (Moana: Um Mar de Aventuras)

Melhor Design de Produção
A Chegada
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Ave, César!
La La Land - Cantando Estações
Passageiros

Melhor Figurino
Aliados
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Florence: Quem É Essa Mulher?
Jackie
La La Land - Cantando Estações

Doutor Estranho

Melhor Edição de Som
A Chegada
Até o Último Homem
La La Land - Cantando Estações
Rogue One: Uma História Star Wars
Mogli: O Menino Lobo

Melhor Mixagem de Som
A Chegada
Deadpool
Até o Último Homem
La La Land - Cantando Estações
Rogue One: Uma História Star Wars

Melhores Efeitos Visuais
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Doutor Estranho
Mogli: O Menino Lobo
Kubo e as Cordas Mágicas
Rogue One: Uma História Star Wars


Esquadrão Suicida


Melhor Maquiagem e Penteado
Um Homem Chamado Ove
Star Trek: Sem Fronteiras
Esquadrão Suicida

Melhor Curta-Metragem
Ennemis Intérieurs
La femme et le TGV
Silent Night
Sing
Timecode

Melhor Curta-Metragem de Animação
Blind Vaysha
Borrowed Time
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
Piper

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Extremis
41 Miles
Joe's Violin
Watani: My Homeland
The White Helmets

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vamos conferir quem serão os indicados ao Oscar 2017



Amanhã (terça 24) é o grande dia. O mundo saberá, finalmente, quem serão os indicados ao Oscar 2017, cuja entrega acontecerá no dia 26 de fevereiro, com apresentação do humorista Jimmy Kimmel, apresentador do programa Jimmy Kimmel Live. Mas vamos por partes... O canal a cabo TNT exibirá, ao vivo, a partir das 11h30, o anúncio dos nominados aos prêmios da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. O TNT Go terá o live streaming e ainda vai rolar uma reapresentação na segunda 30, às 15h25. Por isso, fique atento. Este ano, o musical La La Land: Cantando Estações surge como o grande favorito, mas outros filmes, como Manchetes à Beira-Mar, Lion - Uma Jornada Para Casa, Moonlight - Sob a Luz do Luar e A Chegada, devem marcar boas presenças também. 
Com a temporada de prêmios à toda velocidade e vários longas já devidamente laureados pelos sindicados de críticos de cinema e associações, como a Hollywood Foreign Press Association, que entrega o Globo de Ouro, já dá para a gente fazer previsões dos talentos que surgirão nas listas do Oscar. Vamos a eles:


Melhor Filme
Aqui podem ter até 10 filmes indicados. Os mais prováveis são: La La Land - Cantando EstaçõesManchester à Beira-Mar, Moonlight: Sob a Luz do Luar, A Chegada, Até o Último Homem, Fences, Lion - Uma Jornada Para Casa, A Qualquer CustoEstrelas Além do TempoAnimais Noturnos. Correm por fora, mas com chances Deadpool, Sully - O Herói do Rio Hudson, 20th Century Women, LovingJackie e Silence, muito em função de ter sido dirigido por Martin Scorsese, já que ficou fora das principais listas de premiação. Já O Nascimento de uma Nação, que surgiu como um dos favoritos no início do ano passado, perdeu força pelo caminho.


Melhor Diretor:
Damien Chazelle (La La Land - Cantando Estações) é a bola da vez. Premiadíssimo e reverenciado desde que filmou Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014), ele é a presença mais garantida nas indicações, ao lado de Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar). Os outros três devem ser: Denis Villeneuve (A Chegada) e Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar) e Mel Gibson (Até o Último Homem). 
Outros possíveis candidatos:
O mestre Martin Scorsese (Silence), Garth Davis (Lion - Uma Jornada Para Casa), Jeff Nichols (Loving), Denzel Washington (Fences), Mike Mills (20th Century Women) e Clint Eastwood (Sully - O Herói do Rio Hudson). Mas eu amaria se Tom Ford estivesse entre os cinco por seu brilhante trabalho em Animais Noturnos.


Isabelle Huppert em Elle

Melhor Atriz:
Uma categoria sem favoritas. Amy Adams saiu na frente por seu magnífico desempenho em A Chegada, mas também pode ser indicada por Animais Noturnos. Mas a francesa Isabelle Huppert vem ganhando terreno por sua atuação desconcertante no thriller Elle. E Emma Stone, que venceu o prêmio de melhor atriz por La La Land: Cantando Estações no Festival de Veneza e o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Musical, é outro nome certo no páreo. Para as vagas restantes surgem Natalie Portman, elogiadíssima pelo papel de Jacqueline Kennedy em Jackie e Annette Bening, já quatro vezes indicada, por 20th Century Women. Mas não dá para descartar Jessica Chastain (Miss Sloane), Meryl Streep (Florence - Quem É Essa Mulher?), Emily Blunt (A Garota no Trem), Kate Beckinsale (Amor e Amizade), Ruth Negga (Loving), Rebecca Hall (Christine) e Taraji P. Henson (Estrelas Além do Tempo). E até nossa Sonia Braga merecia porque ela está magnífica em Aquarius.

Melhor Ator:
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar) vai despontando como o favorito ao prêmio de melhor ator e ele deverá disputar a estatueta com Denzel Washington (Fences), Joel Edgerton (Loving), Ryan Gosling (La La Land - Cantando Estações) e Viggo Mortensen (Capitão Fantástico). Mas não dá subestimar as presenças de Tom Hanks (Sully - O Herói do Rio Hudson), Andrew Garfield (Até o Último Homem), Michael Keaton (Fome de Poder), Ben Affleck (A Lei da Noite) Jake Gyllenhaal (Animais Noturnos), Trevante Rhodes (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Adam Driver (Paterson), além de Chris Pine e Ben Foster, pelos irmãos assaltantes de A Qualquer Custo.


Viola Davis e Denzel Washington: Fences


Melhor Atriz Coadjuvante:
Essa categoria vai ser babado, gritaria e confusão. Só tem feras em atuações monumentais. As mais cotadas são Viola Davis (Fences), Michelle Williams, (Manchester à Beira-Mar), Naomie Harris (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Nicole Kidman (Lion - Uma Jornada Para Casa) e Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo). Mas também disputam uma vaga as maravilhosas Lupita Nyong'o (Rainha de Katwe), Gugu Mbatha Raw (Miss Sloane), Janelle Monáe (Estrelas Além do Tempo), Lily Gladstone (Certas Mulheres) e Elle Fanning e Greta Gerwig, ambas por 20th Century Women.

Melhor Ator Coadjuvante
Outra categoria sem favoritos. Aaron Taylor Johsnon levou o Globo de Ouro por Animais Noturnos e Mahershala Ali ficou com o prêmio dos Críticos de Nova York, por Moonlight: Sob a Luz do Luar. Mas também estão no páreo: Michael Shannon (Animais Norturnos), Hugh Grant e Simon Helberg (Florence - Quem É Essa Mulher?), Jeff Bridges (A Qualquer Custo), Dev Patel (Lion - Uma Jornada Para Casa), Lucas Hedges, (Manchester à Beira-Mar), além de Liam Neeson e Issey Ogata, os dois por Silence.



Ryan Gosling e Emma Stone em La La Land

Melhor Roteiro Original:
La La Land - Cantando EstaçõesMoonlight: Sob a Luz do LuarManchester à Beira-MarA Qualquer Custo são presenças praticamente garantidas. A última vaga pode ficar com 20th Century Women, Loving, The Lobster, Capitão Fantástico e até com as animações Zootopia - Essa Cidade é o Bicho e Kubo e as Cordas Mágicas.

Melhor Roteiro Adaptado: 
FencesLion - Uma Jornada Para CasaA ChegadaEstrelas Além do Tempo são cartas praticamente certas. Animais Noturnos deve ficar com a quinta vaga, mas Sully - O Herói do Rio HudsonSilenceAté o Último Homem, Amor e Amizade, Animais Fantásticos e Onde Habitam e Rogue One - Uma História Star Wars estão na briga. 


Zootopia - Essa Cidade é o Bicho

Melhor Animação:
Zootopia - Essa Cidade é o BichoProcurando DoryKubo e as Cordas Mágicas, MoanaA Tartaruga Vermelha devem ser as cinco animações indicadas. Mas como deixar de lado Miss Hokusai, Your Name, Festa da Salsicha, O Pequeno PríncipePets - A Vida Secreta dos Bichos e Trolls? Difícil...

Melhor Documentário
A 13ª Emenda, sobre o racismo no sistema carcerário americano, traz a marca Netflix, que está doida para ser firmar no Oscar. Before The Flood, produzido por Leonardo DiCaprio para denunciar o aquecimento global, também é bem forte e OJ: Made in America, sobre o caso O. J. Simpson, tem recebido muitos prêmios. Fogo no Mar (vencedor do Festival de Berlim), Gleason, The Eagle Huntress e I Am Not Your Negro correm com força até o pódio. 

Melhor Filme Estrangeiro:
Esses são os nove pré-selecionados pela Academia para conquistar as cinco vagas finais: O Apartamento (Irã), Toni Erdmann (Alemanha), The King's Choice (Noruega), É Apenas o Fim do Mundo (Canadá), En Man Som Heter Ove (Suécia), Ma Vie De Courgette (Suíça), Paraíso (Rússia), Tanna (Austrália) e Terra de Minas (Dinamarca)Para o ódio de muita gente Elle (França/Alemanha) não está na disputa, facilitando a vida para os cinco primeiros da lista.