segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vamos conferir quem serão os indicados ao Oscar 2017



Amanhã (terça 24) é o grande dia. O mundo saberá, finalmente, quem serão os indicados ao Oscar 2017, cuja entrega acontecerá no dia 26 de fevereiro, com apresentação do humorista Jimmy Kimmel, apresentador do programa Jimmy Kimmel Live. Mas vamos por partes... O canal a cabo TNT exibirá, ao vivo, a partir das 11h30, o anúncio dos nominados aos prêmios da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. O TNT Go terá o live streaming e ainda vai rolar uma reapresentação na segunda 30, às 15h25. Por isso, fique atento. Este ano, o musical La La Land: Cantando Estações surge como o grande favorito, mas outros filmes, como Manchetes à Beira-Mar, Lion - Uma Jornada Para Casa, Moonlight - Sob a Luz do Luar e A Chegada, devem marcar boas presenças também. 
Com a temporada de prêmios à toda velocidade e vários longas já devidamente laureados pelos sindicados de críticos de cinema e associações, como a Hollywood Foreign Press Association, que entrega o Globo de Ouro, já dá para a gente fazer previsões dos talentos que surgirão nas listas do Oscar. Vamos a eles:


Melhor Filme
Aqui podem ter até 10 filmes indicados. Os mais prováveis são: La La Land - Cantando EstaçõesManchester à Beira-Mar, Moonlight: Sob a Luz do Luar, A Chegada, Até o Último Homem, Fences, Lion - Uma Jornada Para Casa, A Qualquer CustoEstrelas Além do TempoAnimais Noturnos. Correm por fora, mas com chances Deadpool, Sully - O Herói do Rio Hudson, 20th Century Women, LovingJackie e Silence, muito em função de ter sido dirigido por Martin Scorsese, já que ficou fora das principais listas de premiação. Já O Nascimento de uma Nação, que surgiu como um dos favoritos no início do ano passado, perdeu força pelo caminho.


Melhor Diretor:
Damien Chazelle (La La Land - Cantando Estações) é a bola da vez. Premiadíssimo e reverenciado desde que filmou Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014), ele é a presença mais garantida nas indicações, ao lado de Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar). Os outros três devem ser: Denis Villeneuve (A Chegada) e Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar) e Mel Gibson (Até o Último Homem). 
Outros possíveis candidatos:
O mestre Martin Scorsese (Silence), Garth Davis (Lion - Uma Jornada Para Casa), Jeff Nichols (Loving), Denzel Washington (Fences), Mike Mills (20th Century Women) e Clint Eastwood (Sully - O Herói do Rio Hudson). Mas eu amaria se Tom Ford estivesse entre os cinco por seu brilhante trabalho em Animais Noturnos.


Isabelle Huppert em Elle

Melhor Atriz:
Uma categoria sem favoritas. Amy Adams saiu na frente por seu magnífico desempenho em A Chegada, mas também pode ser indicada por Animais Noturnos. Mas a francesa Isabelle Huppert vem ganhando terreno por sua atuação desconcertante no thriller Elle. E Emma Stone, que venceu o prêmio de melhor atriz por La La Land: Cantando Estações no Festival de Veneza e o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Musical, é outro nome certo no páreo. Para as vagas restantes surgem Natalie Portman, elogiadíssima pelo papel de Jacqueline Kennedy em Jackie e Annette Bening, já quatro vezes indicada, por 20th Century Women. Mas não dá para descartar Jessica Chastain (Miss Sloane), Meryl Streep (Florence - Quem É Essa Mulher?), Emily Blunt (A Garota no Trem), Kate Beckinsale (Amor e Amizade), Ruth Negga (Loving), Rebecca Hall (Christine) e Taraji P. Henson (Estrelas Além do Tempo). E até nossa Sonia Braga merecia porque ela está magnífica em Aquarius.

Melhor Ator:
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar) vai despontando como o favorito ao prêmio de melhor ator e ele deverá disputar a estatueta com Denzel Washington (Fences), Joel Edgerton (Loving), Ryan Gosling (La La Land - Cantando Estações) e Viggo Mortensen (Capitão Fantástico). Mas não dá subestimar as presenças de Tom Hanks (Sully - O Herói do Rio Hudson), Andrew Garfield (Até o Último Homem), Michael Keaton (Fome de Poder), Ben Affleck (A Lei da Noite) Jake Gyllenhaal (Animais Noturnos), Trevante Rhodes (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Adam Driver (Paterson), além de Chris Pine e Ben Foster, pelos irmãos assaltantes de A Qualquer Custo.


Viola Davis e Denzel Washington: Fences


Melhor Atriz Coadjuvante:
Essa categoria vai ser babado, gritaria e confusão. Só tem feras em atuações monumentais. As mais cotadas são Viola Davis (Fences), Michelle Williams, (Manchester à Beira-Mar), Naomie Harris (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Nicole Kidman (Lion - Uma Jornada Para Casa) e Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo). Mas também disputam uma vaga as maravilhosas Lupita Nyong'o (Rainha de Katwe), Gugu Mbatha Raw (Miss Sloane), Janelle Monáe (Estrelas Além do Tempo), Lily Gladstone (Certas Mulheres) e Elle Fanning e Greta Gerwig, ambas por 20th Century Women.

Melhor Ator Coadjuvante
Outra categoria sem favoritos. Aaron Taylor Johsnon levou o Globo de Ouro por Animais Noturnos e Mahershala Ali ficou com o prêmio dos Críticos de Nova York, por Moonlight: Sob a Luz do Luar. Mas também estão no páreo: Michael Shannon (Animais Norturnos), Hugh Grant e Simon Helberg (Florence - Quem É Essa Mulher?), Jeff Bridges (A Qualquer Custo), Dev Patel (Lion - Uma Jornada Para Casa), Lucas Hedges, (Manchester à Beira-Mar), além de Liam Neeson e Issey Ogata, os dois por Silence.



Ryan Gosling e Emma Stone em La La Land

Melhor Roteiro Original:
La La Land - Cantando EstaçõesMoonlight: Sob a Luz do LuarManchester à Beira-MarA Qualquer Custo são presenças praticamente garantidas. A última vaga pode ficar com 20th Century Women, Loving, The Lobster, Capitão Fantástico e até com as animações Zootopia - Essa Cidade é o Bicho e Kubo e as Cordas Mágicas.

Melhor Roteiro Adaptado: 
FencesLion - Uma Jornada Para CasaA ChegadaEstrelas Além do Tempo são cartas praticamente certas. Animais Noturnos deve ficar com a quinta vaga, mas Sully - O Herói do Rio HudsonSilenceAté o Último Homem, Amor e Amizade, Animais Fantásticos e Onde Habitam e Rogue One - Uma História Star Wars estão na briga. 


Zootopia - Essa Cidade é o Bicho

Melhor Animação:
Zootopia - Essa Cidade é o BichoProcurando DoryKubo e as Cordas Mágicas, MoanaA Tartaruga Vermelha devem ser as cinco animações indicadas. Mas como deixar de lado Miss Hokusai, Your Name, Festa da Salsicha, O Pequeno PríncipePets - A Vida Secreta dos Bichos e Trolls? Difícil...

Melhor Documentário
A 13ª Emenda, sobre o racismo no sistema carcerário americano, traz a marca Netflix, que está doida para ser firmar no Oscar. Before The Flood, produzido por Leonardo DiCaprio para denunciar o aquecimento global, também é bem forte e OJ: Made in America, sobre o caso O. J. Simpson, tem recebido muitos prêmios. Fogo no Mar (vencedor do Festival de Berlim), Gleason, The Eagle Huntress e I Am Not Your Negro correm com força até o pódio. 

Melhor Filme Estrangeiro:
Esses são os nove pré-selecionados pela Academia para conquistar as cinco vagas finais: O Apartamento (Irã), Toni Erdmann (Alemanha), The King's Choice (Noruega), É Apenas o Fim do Mundo (Canadá), En Man Som Heter Ove (Suécia), Ma Vie De Courgette (Suíça), Paraíso (Rússia), Tanna (Austrália) e Terra de Minas (Dinamarca)Para o ódio de muita gente Elle (França/Alemanha) não está na disputa, facilitando a vida para os cinco primeiros da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário