É tão bom quando, ao fim de uma novela, começa outra completamente diferente... Por mais saudade que o universo rural e de época de Êta Mundo Bom! vá deixar na gente, a trama solar, praiana e vibrante de Sol Nascente é uma ótima pedida para mudar nossos ares. O enredo de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso, estreia hoje (segunda 29), narrando a história de amor entre Alice (Giovanna Antonelli) e Mario (Bruno Gagliasso), jovens ligados por uma forte amizade de infância. Duas famílias de culturas bem distintas unidas por uma cumplicidade que atravessa gerações. Uma cidade que inspira paixões e aguça os sentidos, convidando visitantes e moradores a desfrutar do melhor da vida.
Muito diferentes no jeito de ser e no modo de encarar a vida, Mario e Alice cresceram juntos, já que suas famílias sempre foram bem próximas. Uma amizade que começou há mais de 50 anos entre o japonês Kazuo Tanaka (Luis Melo), pai de criação de Alice, e os italianos Gaetano De Angeli (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), pais de Vittorio (Marcello Novaes) e avós de Mario, Milena (Giovanna Lancellotti), e Peppino (João Côrtes). Apesar das diferenças culturais, os dois clãs se ajudaram muito na chegada ao Brasil e ao longo da vida que estabeleceram na fictícia Arraial do Sol Nascente, sofisticada cidade turística cercada por praias paradisíacas e impregnada de música, juventude, diversão e muito romance.
Enquanto Alice se tornou uma mulher objetiva e racional, Mario ainda carrega a imaturidade dos tempos da adolescência. Mesmo assim, a amizade sempre foi sólida apesar da diferença de idade e a parceria dos dois só aumentou ao longo dos anos. Tudo muda quando Mario fica sabendo que “Sargento Sardinha” – forma carinhosa com que ele trata a filha do japonês – se afasta por dois anos para estudar no Japão. Mario percebe, então, um sentimento antes desconhecido, uma inesperada paixão por sua amiga de infância. E para conquistar a mulher que descobre ter sempre amado, ele terá que mudar.
Alice encontra a segurança emocional que tanto valoriza na figura do manipulador Cesar (Rafael Cardoso). O rapaz que só pensa em se dar bem na vida, custe o que custar, vê em Alice o alvo perfeito. Os dois começam um relacionamento durante os anos de estudo no Japão. Alice acaba se encantando pelo seu jeito atencioso, determinado e maduro. Quando voltam da temporada fora do Brasil, Cesar decide se mudar para Arraial, com a avó, dona Sinhá (Laura Cardoso). Seu objetivo é claro: conquistar Alice e a empresa de pescados da família. E claro, curtir o cenário paradisíaco que Sol Nascente tem para dar e vender.
Confira os personagens da trama:
Alice Tanaka (Giovanna Antonelli) – Filha adotiva de Tanaka, Alice tem uma grande gratidão pelo pai que a acolheu e que deu a ela uma criação pautada pelos valores, costumes e a cultura nipônica – a ponto dela ser fluente no idioma japonês. Melhor amiga de Mario desde a infância, os dois têm muitas afinidades, apesar de cada um ser regido por um “signo” diferente: ele, pela emoção e ela, pela razão. Quando vai estudar no Japão, Alice conhece César com quem se envolve e começa um relacionamento.
Mario (Bruno Gagliasso) – Filho de Vittorio e de Loretta, irmão de Milena e Peppino, Mario é regido pela emoção -- é intenso, passional, além de mulherengo. Seu lema é curtir a vida de forma descompromissada. Motos e mulheres são suas grandes paixões. Vive de bicos consertando motos e motores, além de ajudar na padaria da família. Melhor amigo de Alice desde a infância, vai se apaixonar por ela -- e essa paixão.vai transformá-lo profundamente.
Cesar (Rafael Cardoso) – Ganancioso, calculista e manipulador, César é um tipo sem nenhum caráter mas, hábil dissimulador que é, se faz passar por bom moço. Neto de dona Sinhá, ele vê em Alice o alvo perfeito para dar um grande golpe. Formado em economia, ele se aproxima da filha de Tanaka durante o curso de MBA que fazem no Japão e a envolve de maneira irresistível
Kazuo Tanaka (Luis Melo) - Kazuo Tanaka, neto de um americano e de uma japonesa, chegou ao Brasil há mais de 50 anos. De família humilde, se estabeleceu em Arraial do Sol Nascente e com muito trabalho construiu a Arraial Pescados, empresa referência na área da pesca de sardinhas. No Brasil, também conheceu e se apaixonou pela caiçara Rosário, mãe de Alice, então com 4 anos. Os dois se casaram, Tanaka assumiu Alice como filha e os três formaram uma família muito feliz até a morte de Rosário, quando a menina tinha 12 anos. A partir de então, a relação pai-filha, que já era marcada por um profundo amor, se estreitou ainda mais. É grande amigo do casal De Angeli desde a chegada dos três ao Brasil.
Gaetano de Angeli (Francisco Cuoco) – Patriarca dos De Angeli, Gaetano é um eterno apaixonado pela mulher, Geppina. É ativo e está à frente da padaria da família junto com o filho Vittorio. Conselheiro e respeitado por todos, ele mantém uma grande amizade com o japonês Tanaka há mais de 50 anos.
Geppina (Aracy Balabanian) – Matriarca da família italiana, Geppina chegou ao Brasil junto com seu grande amor, Gaetano, fugida da Itália depois que abandonou um mafioso para quem estava prometida em casamento. Os dois guardam este segredo da família e mantêm acesa a chama da paixão até hoje.
Lenita (Leticia Spiller) – Proprietária do bar Rota 94, Lenita é uma mulher forte e batalhadora. Com a morte dos pais em um acidente de carro fica ainda mais unida ao irmão Ralf Tattoo. Namora Felipe e mantém uma amizade com Vittorio, o que deixa Felipe inseguro e irritado. Principalmente porque Lenita é um espírito livre e já deixou claro que não nasceu para ficar presa a homem nenhum.
Ralf Tattoo (Henri Castelli) – Irmão mais novo de Lenita, Ralf é ciumento e já se envolveu em muitas brigas no passado. Seu estúdio de tatuagem, dentro do Rota 94, é referência local. Motociclista experiente, já viajou sobre duas rodas por toda a América Latina. É mulherengo assim como o melhor amigo, Mario, mas vai se apaixonar por Hirô.
Vittorio (Marcello Novaes) – Filho de Gaetano e Geppina, Vittorio criou sozinho os três filhos, Mario, Milena e Peppino depois que Loretta, sua mulher, foi embora. Com a mudança para Arraial do Sol Nascente vai conhecer e se interessar por Lenita.
Loretta (Claudia Ohana) – Mãe de Mario, Milena e Peppino e ex-mulher de Vittorio, Loretta foi embora de casa quando os filhos ainda eram pequenos. Tem um passado misterioso, mas ainda mantém contato com a filha Milena pela internet.
Dona Sinhá (Laura Cardoso) – Avó de Cesar, Dona Sinhá é uma senhora mineira craque na arte de cozinhar. Batalhadora, sempre incentivou a educação do neto e fez das tripas coração para que ele pudesse cursar sua especialização no Japão. Isso porque sonha um grande futuro para o neto.
Dora (Juliana Alves) – Irmã mais nova de Chica, Dora é casada com Tiago. Apaixonada pelo marido, os dois vivem um clima de paixão. Mulher bonita, fogosa e muito alegre, além de hábil na pesca com arpão, tem o grande sonho de engravidar.
Mieko (Miwa Yanagizawa) – Irmã de Tanaka, Mieko vem para o Brasil com os filhos Hirô, Yumi e Hideo depois de ficar viúva no Japão. Todos vão morar com Tanaka e Alice em Arraial do Sol Nascente.
Sirlene (Renata Dominguez) – De origem simples, ex-namorada de Cesar, é abandonada quando o rapaz consegue a bolsa de estudos para o Japão. Sua mágoa maior, porém, é César não ter dado a menor importância quando ela anunciou que estava grávida de um filho dele.
Felipe (Marcelo Faria) – Melhor amigo de Ralf, Felipe é namorado de Lenita. Amante à moda antiga, é romântico e gosta de compromisso tradicional para desespero de Lenita, cujos sonhos caminham na direção oposta, defendendo que preza, acima de tudo, a sua liberdade.
Patrick Lambert (Jean Pierre Noher) – Mestre barqueiro da traineira de Tanaka na Arraial Pescados, o capitão Patrick, nascido em Marseille, França, trabalhou durante muitos anos como comandante de transatlânticos. Foi num desses cruzeiros que conheceu a então recém-separada Ana Clara e ali mesmo os dois começaram um romance tão apaixonado que fez o capitão abandonar o glamour dos cruzeiros e se estabelecer com ela em Arraial do Sol Nascente.
Milena (Giovanna Lancellotti) – Filha de Vittorio e Loretta, Milena é uma moça tímida, desprovida de qualquer vaidade. Trabalha no caixa da padaria da família e nunca namorou. Mantém contato com a mãe pela internet e sente falta da figura materna, apesar de ser muito querida por toda a família. No seu íntimo, atribui ao pai a culpa pela mãe ter abandonado a família.
Carol (Maria Joana) – Interesseira e manipuladora, Carol é movida a dinheiro. A filha de Ana Clara conhece Cesar em Arraial e se torna aliada do vilão para afastar Mario de Alice.
Ana Clara (Silvia Bandeira) – Mãe de Carol, ex-socialite carioca, proprietária da pousada Marseille, Ana Clara é sofisticada e fluente em vários idiomas. Após uma separação traumática, ela conhece Patrickdurante um cruzeiro e a atração entre eles é imediata. Os dois vivem um casamento maduro e muito apaixonado.
Paula (Anna Lima) – Curtir a vida e os homens é o lema de Paula. Descompromissada, a jovem é o que se pode chamar de “pegadora”. Já teve um affair com Mario no passado.
Bernardo (Marcio Kieling) – Bonito, requintado e sedutor, Bernardo é marchand e empresário ligado ao mundo das artes. Ele vai descobrir o talento e Yumi e lançá-la no mercado.
João Amaro (Rafael Zulu) – Afilhado de dona Sinhá é atencioso e prestativo.
Cauã (Lucas Sapucahy) - Menino esperto e amável, Cauã é filho de Vanda e Nuno.
Damasceno (Emilio Orciollo Neto) – Detetive trapalhão, é enviado ao Brasil pelo italiano Don Manfredo (filho de um grande chefão da máfia) para descobrir o paradeiro de Geppina. Nessa missão, ele conta com a ajuda da beata Elisa. Ao encontrar a matriarca dos De Angeli, Damasceno finge ser seu sobrinho italiano e é acolhido pela família. Cauã (Lucas Sapucahy) - Menino esperto e amável, Cauã é filho de Vanda e Nuno.
Elisa (Luma Costa) – Assistente de Damasceno na investigação sobre o paradeiro de Geppina, Elisa é uma jovem religiosa, que conhece a história de todos os Santos. Ao chegar a Arraial, ela consegue um emprego na recepção da pousada Marseille em troca da hospedagem por lá. Não dá chance para as investidas de Damasceno.
Yumi (Jacqueline Sato) – Designer e artista plástica promissora, Yumi é melhor amiga e confidente de Alice. Descoberta pelo marchand Bernardo, ela trilha uma carreira profissional de sucesso. Já o lado pessoal não segue na mesma sintonia. A filha de Mieko busca um grande amor para realizar o sonho de se tornar mãe.
Hirô (Carolina Nakamura) – Hiromi, mais conhecida como Hirô, é a filha mais velha de Mieko. Ciumenta e um pouco invejosa da prima Alice, ela sonha em se casar seguindo as tradições japonesas, e vive desprezando as investidas de Ralf.
Hideo (Paulo Chun) – Nerd, Hideo é expert em games e informática. Melhor amigo de Peppino, o filho caçula de Mieko também é parceiro de Peppino nas investidas para conquistar as garotas, mas seu maior interesse é criar um game de sucesso no mercado dos jogos eletrônicos.
Peppino (João Côrtes) – Caçula da família italiana, Peppino é irreverente e tem na figura do irmão Mario seu “mentor para conquistar garotas”. Melhor amigo de Hideo.
Nanda (Roberta Piragibe) – É da mesma turma de Hideo e Peppino na escola. Irmã de Pescoço, ela é do tipo CDF e grande amiga de Milena.Tiago (Marcello Melo Júnior) – Casado com Dora por quem é apaixonado, Tiago é um experiente pescador e um artesão autodidata que se dedica à fabricação de móveis de bambu. No início não quer ter filhos, mas acaba cedendo ao desejo da mulher e se enchendo de entusiasmo e expectativa quando Dora engravida.
Júlia (Erika Januza) – Irmã mais nova de Vanda, Júlia teve um romance no passado com o cunhado, Nuno. Quando ele chega a Arraial, vindo do Sul, Júlia fica balançada.
Vanda (Cinara Leal) – Irmã de Júlia, Vanda é casada com Nuno e mãe do pequeno Cauã.
Chica (Tatiana Tibúrcio) – Líder das caiçaras, Chica se criou nas águas do mar e tem um conhecimento intuitivo dos mistérios e humores da “Senhora das Águas”, como ela diz. Sua sensibilidade, muito afinada com as forças da natureza, vez por outra a leva a ter visões sobre o caráter das pessoas e fatos que vão acontecer. Tem um duradouro romance com o pescador Quirino.
Quirino (Val Perré) – Pescador experiente, Quirino tem um romance duradouro com Chica, a líder das Caiçaras, apesar dos dois passarem longos períodos separados. Situação que vai mudar completamente quando Quirino resolve se estabelecer em Arraial do Sol Nascente para ficar perto do seu bem-querer.
Ciça (Caroline Verban) – Atendente da loja de roupas femininas em que Paula vai trabalhar.
Nuno (Pablo Morais) – Pescador, casado com Vanda, os dois são pais de Cauã e a família vive em grande harmonia. Antes de casar com Vanda, Nuno foi namorado de Julia, a irmã dela.
Kika (Flavia Guedes) – Funcionária e braço direto de Lenita no bar Rota 94, Kika é pau pra toda obra. Além de atender os clientes, também é confidente de Lenita e tem uma queda pelos homens bonitos que frequentam o Rota.Wagner (Felipe Mago) – Pescador e assistente do capitão Patrick na Arraial Pescados, tem o desejo de estudar para subir na vida
Pescoço (Rick Garcia) – Barbeiro que trabalha no Rota 94, Pescoço é também um dos motociclistas da turma de Ralf. Irmão de Nanda, ele está sempre se metendo onde não é chamado – daí o apelido.
Miranda (João Carlos Barroso) – É o delegado da cidade
Akira (Fabio Yoshihara) – Dono de uma loja na cidade, Akira é amigo de Tanaka e se candidata como pretendente de Hirô, que não abre mão de se casar com um homem da colônia japonesa.
Takeshi (Ken Kaneco) – Casamenteiro da comunidade japonesa, Takeshi é acionado pela família Tanaka para encontrar candidatos a marido para Hirô.
Massao (Marcos Tumura) – Empresário sem escrúpulos, ligado ao ramo da exportação, quer convencer Tanaka a enviar dinheiro ilegalmente para fora do país. Tanaka recusa, mas César vai se aliar a ele.
Flavinha (Marina Brandão) – Garçonete na hamburgueria da cidade também faz parte da turma dos jovens de Arraial.
Olá, Jorge! Você ficou devendo uma crítica completa sobre Eta mundo bom assim como você sempre faz com todas as novelas.
ResponderExcluirOlá, Jorge! Você ficou devendo uma crítica completa sobre Eta mundo bom assim como você sempre faz com todas as novelas.
ResponderExcluir