quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Confira os bastidores da travessia do rio Jordão em A Terra Prometida




A cena mais emblemática de Os Dez Mandamentos (2015), a abertura do Mar Vermelho vai se repetir em A Terra Prometida, no capítulo da quarta 17. Dessa vez, sai o Mar Vermelho e entra o Rio Jordão. A  travessia do rio é um importante momento na saga dos homens de Israel em direção à Canaã, a terra prometida por Deus. Depois de séculos de escravidão no Egito e décadas vagando pelo deserto, os hebreus ainda terão muitos obstáculos até conquistarem o território sagrado. A primeira barreira a ser ultrapassada é a perigosa travessia do rio Jordão que divide o acampamento hebreu de Sitim da imponente cidade de Jericó, cercada por suas gigantescas muralhas de pedra. Confira detalhes do bastidor dessa cena: 
O diretor geral da novela, Alexandre Avancini, que também dirigiu Os Dez Mandamentos, adianta como será esta cena épica na trama de A Terra Prometida, “Na abertura do Mar Vermelho, Deus subiu duas paredes de água. Desta vez, Deus segura uma lateral para a água não descer. Na abertura do Mar Vermelho a cena era noturna, agora vai ser diurna. Antes tínhamos uma fila longa e estreita. Agora temos uma massa humana muito maior e mais larga, que desce pela margem do rio”, revela Alexandre.
Para Sidney Sampaio, o Josué, a cena da travessia do rio Jordão foi trabalhosa, mas vai emocionar os telespectadores, “É uma cena bem complexa, com muitos detalhes, envolve uma série de equipamentos especiais e muitos efeitos. Todo o elenco e equipe técnica precisaram ter muita paciência pois tinham muitas coisas que precisavam se sincronizar e funcionarem ao mesmo tempo; os cavalos, grua, chroma, interpretação, luz, câmera, áudio, mas com certeza o resultado de tudo isso vai valer muito a pena, tenho certeza que o público vai se emocionar bastante”, afirmou o ator.
Para representar este momento épico na trama, foi preciso cerca de 5 dias de gravação entre externas e estúdios. 208 figurantes participaram de cada dia de gravação. Só de figurino, foram quase 300 roupas para elenco e figuração. Cerca de 50 cavalos foram utilizados nas gravações da cena. Todo o elenco que representa o povo hebreu na trama participou das filmagens, foram mais de 80 atores. De acordo com a direção da emissora, o custo médio da novela gira em torno de 650 mil reais por capítulo.

Fotos: Munir Chatack/ Record

2 comentários:

  1. Jorge, não sou fã das novelas da record, mas confesso que estou assistindo A TERRA PROMETIDA e tenho gostado da história. Vi que tem uns atores que estão bem nos seus papéis. Ainda não conseguir ver ELISANGELA em cena, mas. ..

    ResponderExcluir
  2. Jorge, não sou fã das novelas da record, mas confesso que estou assistindo A TERRA PROMETIDA e tenho gostado da história. Vi que tem uns atores que estão bem nos seus papéis. Ainda não conseguir ver ELISANGELA em cena, mas. ..

    ResponderExcluir