Ingênuo, gente boa, trabalhador... Candinho (Sergio Guizé) é o genro dos sonhos para qualquer sogra. Mas não para Cunegundes (Elizabeth Savalla), que, apesar de ter criado o rapaz, não admite vê-lo perto de sua filha, Filomena (Débora Nascimento). E bota o coitado para correr ao descobrir qu eles estão apaixonados. Mas, com seu jeito otimista de ser, o rapaz não se entrega e dessa experiência triste tira a força para realizar o grande sonho de sua vida: encontrar a mãe, Anastácia (Nathália Dill / Eliane Giardini), que o abandonou logo ao nascer. Com esse objetivo, Candinho e seu melhor amigo, o burro Policarpo (Juca) partem para a cidade enorme de São Paulo, onde viverão muitas aventuras. E será sua jornada que iremos acompanhar a partir de amanhã em Êta Mundo Bom!, a nova trama das 6 da Globo.
A história de Walcyr Carrasco é ambientada na década de 1940, na capital e no interior de São Paulo, e tem como principais fontes de inspiração o clássico iluminista Cândido ou o Otimismo, de Voltaire, e a versão do conto para o cinema brasileiro, Candinho, filme protagonizado por Amácio Mazzaropi em 1954. Essa última obra leva o tom caipira à novela. “Quis trazer a discussão que sustenta a todos nós, todo o tempo. O mundo é bom? Há motivos para ser otimista? Então por que acontecem tantas coisas ruins? Vale a pena acreditar que um dia tudo vai melhorar?”, relata o autor, que une a essas referências centrais elementos do conto O Comprador de Fazendas, de Monteiro Lobato, e o universo das radionovelas. “Esse conto e as novelas de rádio são lembranças que me acompanham desde a infância e ajudam a criar uma história engraçada, divertida e ao mesmo tempo profunda”, define Walcyr, que volta a trabalhar com o diretor Jorge Fernando. “Essa novela é de uma sensibilidade enorme, então, o foco é na própria história. Quero homenagear a época e as grandes interpretações. É uma novela feita para divertir o público, com muitos ganchos de final de capítulo e personagens adoráveis”, enaltece o diretor-geral e de núcleo.
Confira quem é quem nessa novela que tem a árdua tarefa de substituir a deslumbrante Além do Tempo:
Candinho (Sergio Guizé) – Candinho é autêntico, simples, tem sabedoria, perspicácia e um otimismo incrível. Não se deixa abater pelos percalços da vida e tem duas grandes missões: encontrar a verdadeira mãe, de quem foi separado ao nascer, e reencontrar Filomena, seu grande amor, de quem foi obrigado a se afastar. Está sempre acompanhado de seu melhor amigo, o burro Policarpo.
Filomena (Débora Nascimento) – Criada na fazenda, é a filha mais velha de Cunegundes e Quinzinho, e irmã de Quincas e Mafalda. Sente um amor ingênuo por Candinho, mas tem uma relação com o possessivo Ernesto.
Ernesto (Eriberto Leão) – Cafajeste, sedutor, vaidoso. Se diz pintor de quadros, mas é um explorador de mulheres. Seduz Filomena e sentirá uma atração irresistível por Sandra.
Sandra (Flávia Alessandra) – Sobrinha de Anastácia, fará de tudo para que a tia não encontre o filho desaparecido. Se interessa por Ernesto, que será seu cúmplice nas vilanias. Falsa, usa a máscara da simpatia diante de quem interessa.
Celso (Rainer Cadete) – Irmão de Sandra. É manipulado pela irmã. Boêmio, frequenta o Taxi Dancing quase todas as noites. Maltrata e assedia Maria, empregada da casa.
Anastácia (Nathália Dill / Eliane Giardini) - Mãe biológica de Candinho, de quem foi obrigada a se separar no nascimento. Milionária, herdou a fábrica de sabonetes do marido. Seu maior objetivo é encontrar o filho perdido. Tem plena confiança nos que a cercam: Sandra, Celso e Araújo.
Pancrácio (Marco Nanini) – É o grande mentor e protetor de Candinho. Professor de filosofia desempregado, vive de pedir dinheiro nas ruas, sempre usando um disfarce diferente. Otimista incorrigível como Candinho, seu lema é: "Tudo é pelo melhor. Tudo está bem no melhor dos mundos".
Maria (Bianca Bin) – Moça absolutamente romântica. Descobre que está grávida e perde o namorado ao mesmo tempo. É expulsa de casa pelo pai, Severo, e, com o apoio da mãe, Ana, abriga-se na pensão de Camélia. Anastácia, ao saber de sua história, a contrata para trabalhar na mansão, onde passa a morar. É maltratada por Sandra e Celso, os sobrinhos de Anastácia.
Cunegundes (Elizabeth Savalla) – Mulher brava e destemida, manda no marido Quinzinho. Se acha bela, pois foi miss Piracema quando jovem. Acolheu Candinho quando bebê, mas não o tem como filho. É responsável pela expulsão dele da fazenda. Seu jeito opressor faz com que a primogênita Filomena fuja de casa. Tenta de todas as maneiras casar os filhos Quincas e Mafalda com herdeiros ricos da região para salvar a família das dívidas.
Quinzinho (Ary Fontoura) – Marido de Cunegundes. É um homem que mal ousa levantar a voz contra a mulher. Entretanto, para os outros, se faz de autoritário e orgulha-se de viver na fazenda que um dia recebeu de Dom Pedro II. Péssimo administrador, afundou a propriedade em dívidas, mas não se culpa por isso.
Mafalda (Camila Queiroz) – Filha de Cunegundes e Quinzinho, irmã mais nova de Filomena e irmã gêmea de Quincas. É dengosa, ingênua e romântica. Tem uma porquinha de estimação, Lili. Sente-se atraída por Zé dos Porcos, mas se apaixona por Romeu, quando ele se hospeda na fazenda com o pretexto de comprá-la.
Pirulito (JP Rufino) – Garoto divertido, engraçado, amigo e companheiro de Candinho, por quem tem grande admiração.
Gerusa (Giovanna Grigio) - Sofre de uma doença não diagnosticada. Se apaixona por Osório e sonha em se casar com ele.
Osório (Arthur Aguiar) – É hóspede da pensão e se apaixona por Gerusa. Trabalha como ajudante de Severo na loja de tecidos.
Emma (Maria Zilda Bethlem) – Melhor amiga de Anastácia. Elegante e requintada, abre uma loja de roupas para fazer concorrência a Severo. É romântica, ainda sonha em se casar.
Eponina (Rosi Campos) – Irmã de Quinzinho. Solteirona, sofre por não ter conseguido marido, embora diga a todos que foi ela que não quis se casar. Faz charme para o professor Pancrácio, que tem afeição por ela, mas não lhe dá esperanças. Ajudou a criar Candinho tem grande carinho por ele.
Quincas (Miguel Rômulo) – Irmão gêmeo de Mafalda. Implicante e debochado, não tem papas na língua, mas obedece cegamente à mãe, Cunegundes.
Manuela (Dhu Moraes) – Empregada da fazenda. Ajudou a criar Candinho, de quem gosta muito. Há anos trabalha na fazenda sem nada receber.
Dita (Jennifer Nascimento) – Sobrinha de Manuela. Vai para a fazenda ajudar a tia, que já está cansada de tanto trabalho. É espevitada, torna-se amiga de Mafalda e conquista Quincas.
Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) – Rapaz que vive no meio dos porcos. Chega à fazenda depois da partida de Candinho e torna-se o novo “faz-tudo”. Não é admitido dentro de casa, devido a seu mau cheiro, mas consegue atrair o interesse de Mafalda.
Josias (Flavio Migliaccio) – Veterinário que presta serviços na fazenda. É amigo da família, que tenta empurrá-lo para Filomena. Nunca se casou. É tímido e tem bom senso.
Ilde (Guilhermina Guinle) – Mulher má e cruel. Casou-se com Araújo por interesse e não suporta seu filho, Claudio. Nas costas do pai, ela o hostiliza e o proíbe de contar o que faz, com ameaças.
Camélia (Ana Lúcia Torre) – Dona da pensão onde Candinho vai morar quando chega em São Paulo. Trabalha dia e noite para os hóspedes e como costureira. É bondosa, mas não perdoa dívidas. Sofre com a doença da neta, Gerusa.
Romeu (Klebber Toledo) – Hóspede da pensão, vive de aplicar golpes. Amigo de infância de Ernesto. Se apaixona por Mafalda quando vai visitar a fazenda Dom Pedro II com o pretexto de comprá-la.
Paulina (Suely Franco) – Dona do Taxi Dancing. Elegante, vaidosa, cuida do estabelecimento com “mão-de-ferro”. Sabe lidar muito bem com tipos como Ernesto e não permite ousadias com suas meninas dentro do salão.
Diana (Priscila Fantin) – Ao contrário de Clarice, Diana quer se dar bem. É o "anjo mau" de Filomena, dá maus conselhos e ajuda Ernesto. Quando conhece Severo, começa a explorá-lo e finge-se apaixonada.
Ana (Debora Olivieri) – Vive sob a rigidez do marido Severo e lava roupa para fora como forma de ajudar nas despesas da casa. Mãe de Maria, Alice e Braz, protege as filhas e luta para que Braz tenha sucesso na vida.
Braz (Rômulo Neto) – Filho de Severo e Ana, irmão de Maria e Alice. Foi para o Rio de Janeiro na esperança de se tornar diplomata, mas o pai o obriga a voltar para São Paulo porque está sempre pedindo mais dinheiro. Elegante, nunca deixa de ir ao Taxi Dancing e quer sair com todas as garotas. É amigo de Ernesto e Romeu.
Alice (Nathalia Costa) – Filha mais nova de Severo e Ana, irmã de Maria e Braz. Alegre e simpática, vive assustada e com medo do pai. Mas adora a mãe e a irmã. Terá uma bela amizade com Claudio.
Clarice (Mariana Armellini) – Fora do padrão de beleza das outras meninas, é sempre a última a ser tirada para dançar. E se atrapalha, dança mal. Tem bom coração, é romântica e funciona como um “anjo bom” para Filomena, sempre a incentivando a aceitar o amor de Candinho e deixar Ernesto.
Araújo (Flavio Tolezani) – Advogado e fiel amigo de Anastácia, também a ajuda na administração da fábrica de sabonetes. Não enxerga a maldade de Sandra nem de sua própria mulher, Ilde, que castiga e faz sofrer seu filho Claudio.
Claudio (Xande Valois) – Menino tímido, medroso, que teve poliomielite. Anda de cadeira de rodas e sofre nas mãos da madrasta Ilde, que o humilha. Passa quase todo o tempo no jardim da casa de seu pai, onde Alice o descobre.
Jack (Davi Lucas) – Detetive particular contratado por Anastácia para encontrar Candinho. É atrapalhado, mas ajudará bastante na busca.
Olga (Maria Carol) – Diz a todos da pensão que é professora, mas na verdade trabalha como dançarina no Taxi Dancing. Tem uma postura moralista ao extremo e é louca para arranjar um marido decente.
Evandro (Claudio Tovar) – É diretor de som de radionovelas, responsável pelos efeitos sonoros. Homem discreto, de poucas palavras.
Quitéria (Kenya Costa) – Empregada de Anastácia. Sabe perfeitamente os defeitos de caráter de Sandra e Celso, mas nunca diz nada à patroa, por medo de perder o emprego. É a grande confidente de Maria.
Olímpia Castelar (Neusa Maria Faro) – Atriz da novela de rádio Herança de Ódio, ouvida por vários personagens. Justamente por fazer sempre as mocinhas nas novelas de rádio, porta-se como uma. É romântica e se sente frágil. Amiga de Anastácia, dona da fábrica de sabonetes que patrocina a radionovela.
Leandro (Pedro Brandão) – Namorado de Maria. Apaixonado por ela, morre logo após descobrir que será pai.
Lauro (Marcelo Argenta) – É o médico que atende a todos, possui um consultório. Homem sério, compenetrado.
Romualdo (Marcio Tadeu de Lima) – Dono de um bar. É um tipo divertido, alegre, que não admite brigas no estabelecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário