terça-feira, 31 de maio de 2016

Emocionante luta pelo amor e liberdade em Escrava Mãe




Escrita por Gustavo Reiz, A Escrava Mãe inaugura o horário das 19h30 da Rede Record, a partir de hoje. A trama narra a saga de Juliana (Gabriela Moreyra), mãe da Escrava Isaura, personagem de Bernardo Guimarães, já levada ao ar em duas novelas, na Globo (em 1976 e com Lucélia Santos no papel central) e na Record (em 2004, estrelada por Bianca Rinaldi). Após ser capturada na África e trazida ao Brasil, Luena (Nayara Justino) engravida de um homem branco que a violentou. Ela morre após o parto, mas deixa o bebê com o menino Sapião (Sidney Santiago). 
A criança, Juliana (Gabriela Moreyra), é criada na fazenda Engenho do Sol, por Custódio (Antônio Petrin) e Beatrice (Bete Coelho). Juliana vira amiga de Teresa (Roberta Gualda), mas conquista o ódio de Maria Isabel (Thaís Fersoza), filhas do casal. A vida de Juliana muda quando Tia Joaquina (Zezé Motta), mucama da casa, conta que ela é fruto de uma violência. Arrasada, a jovem promete nunca deixar um branco tocá-la, mas se apaixona justamente pelo português, Miguel (Pedro Carvalho). Para piorar, Teresa se casa com o Capitão Almeida (Fernando Pavão), que fica obcecado por Juliana.
Com uma produção requintada, A Escrava Mãe demorou para chegar as telas, por isso chega com grande expectativa. Confira o quem é quem: 

Juliana (Gabriela Moreyra) • Filha de uma escrava e um traficante branco, é lutadora e incorruptível. É muito amiga de Teresa, com quem foi criada, e sonha com a liberdade dos escravos. Viverá um grande amor com Miguel e tentará fugir das garras de Almeida e da inveja de Isabel.

Miguel (Pedro Carvalho) • Jovem português, que veio ao Brasil em busca de um novo começo. Bonito e bem educado, despertará a atenção das mulheres, mas se apaixonará por Juliana. Vai trabalhar no armazém de Nestor e busca respostas pela morte dos pais, perseguidos políticos.

Fernando Almeida (Fernando Pavão)  Filho de Urraca, Fernando não gosta de responsabilidades e deixou o patrimônio da família ao léu, depois da morte do pai. Irá se casar com Teresa por interesse. Rival de Quintiliano, gosta de bebidas e jogos. Cruel, desenvolverá uma obsessão por Juliana.

Teresa (Roberta Gualda) • Por ser manca, Teresa é insegura. Cria uma bela amizade com Juliana, a quem admira muito. Aceita o casamento arranjado
com Almeida.

Urraca (Jussara Freire) •  A mãe de Almeida está falida, mas gosta de se vestir como a realeza. Foi apaixonada por Quintiliano.

Coronel Quintiliano (Luiz Guilherme) • É dono da fazenda Doce Campo e escravocrata. É inimigo de Custódio e tem no filho, Guilherme, um braço direito.

Kamau (Marcelo Batista) • Foi capturado com Luena e prometeu se vingar de Osório. Reaparece na vila como Viriato, um professor negro, mas livre.

Coronel Custódio (Antônio Petrin) • Dono do Engenho do Sol. Respeitoso com
os escravos, descobre uma doença fatal e busca um herdeiro para seus negócios, por isso casa sua filha Teresa com Almeida.

Capitão Loreto (Junno Andrade) • A autoridade da vila, quase um prefeito. Terá problemas com jovens que apoiam o abolicionismo. É apaixonado por Rosalinda Pavão.

Condessa Catarina (Adriana Lessa) • Mulher elegante e misteriosa que chega na vila e passa a viver num solar abandonado
e cheio de lendas.




Maria Isabel (Thaís Fersoza) • Manipuladora e sedutora, a filha de Custódio sonha em se casar. Gosta de observar as punições aos escravos e tentará destruir Juliana, após ser rejeitada por Miguel. E contará com a ajuda de aliados poderosos para conseguir o que deseja.

Osório (Jayme Periard) • Era traficante de escravos, capturou de Luena, mãe de Juliana. Torna-se feitor da fazenda Doce Campo, do coronel Quintiliano. Será um terror para os escravos e para Juliana.

Beatrice (Bete Coelho) • Mulher Custódio e mãe de Isabel e Teresa. Criou Juliana como uma filha.

Tia Joaquina (Zezé Motta) • É uma mãe para os escravos e cozinha para a Casa Grande. Conta histórias sobre a África e é como uma mentora para Juliana.

Luena (Nayara Justino) • Violentada por um branco, terá a proteção de Kamau. Morre após o nascimento de sua filha e a deixa nas mãos de Sapião.

Rosalinda Pavão (Luiza Thomé) • Bela e sensual, faz o autoritário Capitão Loreto comer na sua mão.

Sapião (Sidney Santiago) • Excelente capoeirista, gosta de fazer fofoca. Protege Juliana e passa a gostar dela. Será um grande líder dos escravos.

Belezinha (Karen Marinho) • É prendada e admira Maria Isabel. Acredita que todos os homens se interessam por ela, mas é solteira.

Guilherme de Amaral (Roger Gobeth) • Escravocrata como o pai, quer trabalhar com a família real e casar com Teresa, com quem viverá uma conturbada história de amor.


Por: Carolina Rossini




3 comentários: