sábado, 9 de janeiro de 2016

Candinho: o grande sonhador de Êta Mundo Bom!



Um sonhador. Essa é a melhor definição para Candinho, o protagonista de Êta Mundo Bom!, vivido por Sergio Guizé na trama que estreia na segunda 18. Apesar de o destino pregar sempre muitas peças, o rapaz do interior não se enxerga como um coitado, nem se deixa abater pelas dificuldades. É divertido e tem sempre uma sabedoria na ponta da língua. “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá”, diz Candinho quando surge um percalço. E haja percalços!     
Candinho nasceu numa família muito rica, mas é abandonado logo após o primeiro choro. Sua mãe engravidou antes de se casar e como isso era inadmissível nos anos 20, ela é forçada pelo pai, um poderoso Barão, a se separar do bebê. Embalado num cesto pela mucama que fez seu parto, Candinho é solto rio abaixo e vai parar nas terras da fazenda decadente onde vive o casal Cunegundes (Elizabeth Savalla) e Quinzinho (Ary Fontoura), que o acolhe como filho. Mas ele é bem tratado por pouco tempo, até o casal ter seus próprios herdeiros. Já adulto, vive como empregado. Cuida dos animais, serve a mesa, faz de tudo. 
O jovem é autêntico, ingênuo e apaixonado. Ama os bichos e tem uma relação de amizade com o burro Policarpo, a quem confessa seus segredos mais íntimos. Apaixona-se por Filomena (Débora Nascimento), a primogênita do casal que o acolheu. Embora seja correspondido, Candinho é expulso da fazenda quando o romance é descoberto, pois os pais desejam um partido melhor para a filha.
Durante a vida na fazenda, Candinho convive com Pancrácio (Marco Nanini), professor de filosofia, que visita a família com frequência. É com ele que aprende que nada na vida acontece por acaso. É orientado por seu mentor e protetor que Candinho decide ir para São Paulo com o burro Policarpo. A partir daí, ele terá duas grandes missões: encontrar sua mãe biológica e reencontrar Filomena, que se mudou pra capital e vive uma relação com o aproveitador e possessivo Ernesto (Eriberto Leão). Com perspicácia, humildade e generosidade, além de muito bom humor, o moço bonito do interior irá enfrentar as mais diversas situações na cidade grande.

2 comentários: