sexta-feira, 10 de julho de 2015

A vida e a arte de Murilo Benício no Grandes Atores

O ator abre seu coração ao falar sobre a perda dos pais

Um dos principais astros da Globo, Murilo Benício é o homenageado de amanhã (sábado 11) da série Grandes Atores, do Canal Viva. Prestes a completar 44 anos (na segunda 13), o niteroiense faz um balanço profissional e aborda questões pessoais como a relação com a família e a superação da timidez. E ainda ensina para a nova geração: ''O ator sempre deve pensar que é protagonista''. Murilo estreou  na TV em Fera Ferida (1993), que está sendo exibida pela emissora, estrelou novelas de imenso sucesso como 0 Clone (2001) e Avenida Brasil (2012) e comemora sua sorte: "E eu estive neles, ainda bem".
"Decidi ser ator com oito anos. Muito precoce, né? Nessa idade, quando aparece esse pensamento, você quer largar a escola para estudar teatro. Eu pensava 'estou perdendo meu tempo aqui'", conta o ator, rindo. Segundo ele, o estalo inicial deu-se quando assistiu Charles Chaplin. "Eu não sabia o que era aquilo, mas ele me transmitiu uma emoção. Me identifiquei muito. E aí começou, nunca pensei em outra coisa", comenta. Murilo passou a frequentar o Tablado, mas lembra que a timidez o atrapalhou no início. "Quase não subia no palco, e não conseguia me misturar de jeito nenhum com os colegas. Mas é engraçado o quanto eu sabia que era aquilo que queria para a minha vida, porque eu poderia ter desistido. Acho interessante entender como isso não me afetou", reflete o ator que ainda estudou no Teatro Abel e na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras).





Troca com os colegas 

Murilo em cena: Força-Tarefa, Avenida Brasil, O Clone, Fera Ferida,
A Favorita e Por Amor
 Só sucessos!

Diante das câmeras do VIVA, Murilo reforça que valoriza a troca dos atores em cena. "Todos os meus grandes sucessos com certeza tinham um parceiro muito bom ao lado. Ajuda muito esse encontro.". Para o convidado, também é fundamental o empenho, independentemente do tamanho do papel. "Acho que o ator sempre deve pensar que é protagonista. Se ele aparece mais ou menos na história, isso é um problema de quem está escrevendo. Se você está interpretando uma pessoa, não vai fazê-la menor porque aparece menos. Acho que isso é o que faz as pessoas notarem o esforço, a disposição, a vontade. Por menor que seja, quando você faz com muito carinho é perceptível.".
Murilo se emociona ao falar sobre a perda dos pais: "Acho que é a primeira vez que realmente bate 'a vida não é para sempre'. Quase pensamos que não faremos mais as pazes com a vida.". Sobre o relacionamento com os filhos Antônio e Pietro, tem como base a criação que recebeu do pai, Mário Benício. "Me sinto quase que obrigado a ser parecido com o que ele foi para mim. Nada é mais sagrado do que passar o fim de semana com meus filhos na fazenda, e lá encontrar meus irmãos. Tudo o que eu tive tento passar para os meninos.". E quando o assunto é a parceira Débora Falabella, Murilo derrete-se: "Estou com uma pessoa que é muito parecida comigo de alma e, ao mesmo tempo, sendo muito diferente. Isso é muito bom.". Ao ser questionado sobre o que é ser ator, Murilo resume e agradece: "É acreditar numa brincadeira. É um privilégio tão grande viver do que se gosta."
O Grandes Atores com Murilo Benício vai ao ar amanhã, às 18h30 e tem mais duas reprises: domingo 12, às 18h30; e sábado 18, às 18h. Imperdível!


2 comentários:

  1. Adoro Murilo Benício, acho ele um absurdo de bom ator! Durante sua trajetória na televisão ele fez alguns personagens que ficaram aquém de seu talento e por isso ficou um pouco "apagado" depois de alguns sucessos, mas acho que a partir de "Dodi" em "A Favorita", ele digamos que ele voltou a brilhar, e fez personagens muito bacanas e interessantes em minha opinião, Tufão por ex. acho que foi construído magistralmente por ele, porque apesar de não parecer era um personagem difícil e até em Geração Brasil que foi uma novela mais ou menos, eu adorei seu personagem Jonas Marra.
    Vou ver sim esse grande ator, além de lindo e charmoso nos Grandes Atores!
    Valeu pela dica!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Murilo,que mesmo estreando com um papel "pequeno" em fera ferida,terminou quase como protagonista.
    Depois veio sucessos que só comprovaram seu talento,versatilidade e sorte,pq ele teve sorte de ganhar papeis bem diferentes.

    ResponderExcluir