quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Recado do Jorge: ... E viva a boa dramaturgia de Justiça




Novela boa é novela boa. E ponto final. Não adianta tentar seguir fórmulas de sucesso, querer inventar revoluções e achar que um grande elenco resolve qualquer parada. Nem Nossa Senhora Fernanda Montenegro, com todo o seu cacife e talento, consegue salvar a pátria sem uma boa dramaturgia. É o que faz uma boa novela: texto forte, bons diálogos e uma trama coerente e bem contada. Sem isso, não há nada. 
Apesar de alguns (poucos) tropeços, foi o que vimos em Justiça, que chegou ao fim na sexta 23: um texto bem construído, maduro, que nitidamente dava prazer aos atores de interpretá-lo. Por isso todos estavam brilhantes em suas funções, com ligeiros destaques para Enrique Diaz (Douglas), Drica Moraes (Vânia) e Leandra Leal (Kellen). 
Não bastasse levar ao público um enredo lindamente executado, a autora Manoela Dias ainda inovou com sua história fragmentada, muito bem costurada pela direção de José Luiz Villamarin. Um arraso!


terça-feira, 27 de setembro de 2016

Muito babado, gritaria e confusão no capítulo 100 de Haja Coração





Haja Coração chega hoje (terça 27) ao capítulo 100 prometendo muita muito babado, gritara e confusão. Tudo graças ao esperado encontro dos casais #Betancinha - Beto (João Baldasserini) e Tancinha (Mariana Ximenes) - e #Apomara - Apolo (Malvino Salvador) e Tamara (Cleo Pires) -, naquele que seria um harmonioso jantar para Penélope (Carolina Ferraz) conhecer os namorados de seus filhos. O encontro é marcado num sofisticado restaurante. Quando os ex-noivos Tancinha e Apolo se veem e não acreditam em tamanha coincidência: seus atuais namorados são irmãos. 
A troca de farpas entre o quarteto acontece e, de fora, Penélope tenta descontrair o ambiente. Os olhares de  Tancinha e Apolo se cruzam, e os irmãos Beto e Tamara controlam os ciúmes, tratando de cercar seus pares com afagos. O cardápio chega e o ex-casal se espanta com tantas novidades. “Beto, confete de canário? Confete virou comida? E aqui se come canário?”, espanta-se a feirante quando o namorado lhe sugere Confit de Canard. A piloto ri maliciosamente e explica. “Imagina, linda, você não é obrigada a falar francês. Confit de Canard é coxa e sobrecoxa de pato confitada”. 
Assim como Tancinha, Apolo estranha a sugestão do prato. “Pato com fritada? Mas fritada de quê?” É a vez de o publicitário rir debochado. Apolo se irrita e o ex-casal pergunta ao garçom se não há sugestões mais simples. Neste momento, eles se recordam de situações que viveram juntos, riem com as lembranças, deixando a família Velásquez de fora da conversa. Num acesso de fúria, Beto e Tamara deixam o restaurante. Penélope se desculpa pela falta de educação dos filhos e os segue. Os ex-noivos, então, ficam no restaurante e se aproximam, o que aumenta as chances de uma reconciliação.

Por trás das câmeras
Nos bastidores, os atores conversam sobre as torcidas pelos casais e, principalmente, sobre o amadurecimento dos personagens. João defende Beto, dizendo que o publicitário tornou-se mais humano ao descobrir um sentimento puro. “No início da novela, Beto era um farrista, fugia de relacionamentos, mas tudo mudou quando conheceu Tancinha e descobriu-se apaixonado. Ele errou ao armar para ficarem juntos, mas quer revelar tudo e viver um amor sem culpa. Na minha opinião, o final ideal é que Beto e Tancinha fiquem juntos, ele amigo do Apolo e todos felizes”, confessa. Questionada sobre sua torcida, Mariana brinca com o bordão “Má me tô dividinha!”. “São duas torcidas bem fortes e, assim como Tancinha, estou indecisa. O amor pelo Apolo foi construído ainda na infância, muito idealizado, e agora ela tem a oportunidade de viver outra experiência, de nutrir um sentimento forte pelo Beto. Porém, as semelhanças entre Tancinha e Apolo os aproximam. Eu os vejo muito honestos e verdadeiros e percebo que o público aprecia estas qualidades”.
Tal qual o irmão que se descobre apaixonado pela moça simples, Tamara conheceu o amor com o piloto “casca grossa” e, impulsiva, quer vivê-lo intensamente, sem a sombra da feirante. “Ela se apaixonou pelo Apolo e não quer perdê-lo. Ele a impulsiona e a ajuda a lidar com seus problemas, da mesma forma que ela apresenta ao Apolo um mundo novo e a oportunidade de se relacionar com uma mulher cheia de atitude”, opina Cleo.
Dos quatro personagens, Apolo é o mais cauteloso em viver um novo amor. Ele conheceu a piloto num momento confuso de sua vida, viu o desejo de ascensão  profissional se realizar, ao mesmo tempo em que ruiu o sonho de casamento com o seu grande amor . Ele acredita que sua felicidade está ao lado da ex-noiva, ainda sofre com a perda. No entanto, Tamara o instiga. “Tamara chega para desorganizar o Apolo. Com toda a sua atitude, ela desperta interesse, curiosidade, mas ele também não esconde o que sente pela Tancinha. Na cabeça dele, não houve traição, por isso ele quer reconquistá-la. São sentimentos diferentes. Enquanto com a Tamara é algo mais carnal, com a Tancinha é um amor sincero, inocente”, reflete Malvino, que deixa as dúvidas de seu personagem serem solucionadas pelo autor Daniel Ortiz: “Com certeza, ele saberá o que fazer.” Com a palavra, o autor: “Não faço a mínima ideia acerca dos desfechos dos casais. Tanto #Betancinha quanto #Apomara e #Aponcinha têm liga. Ainda tenho alguns dias para definir os pares e me divirto acompanhando essas torcidas.”
É pra gente se deleitar! E rir muito!

Foto: Renato Rocha Miranda/RedeGlobo

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

No túnel do tempo com Nada Será Como Antes




Tem amor, intriga, conflitos... Todos os elementos de um folhetim clássico. Mas o grande barato de Nada Será Como Antes, a nova série da Globo, que estreia amanhã (terça 27) é poder acompanhar o nascimento da televisão no Brasil. Criação de Guel Arraes e Jorge Furtado, escrito por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, e com direção artística de José Luiz Villamarim, o programa leva o público a acompanhar o empreendedor Saulo (Murilo Benício) e a determinada Verônica (Débora Falabella), inciando um romance ao mesmo em que o vendedor de aparelhos de rádio tentar provar ao mundo a importância da implementação da primeira emissora de televisão no Brasil. “Saulo é um jovem empreendedor, um visionário, que trabalha com venda de rádios e se apaixona perdidamente pela locutora de uma rádio do interior, a Verônica. Falamos sobre a transformação desse casal que acompanha a transformação dos meios de comunicação do país”, conta Guel.
Tendo como ponto de partida o seu extraordinário talento para farejar os desejos humanos, Saulo, de mero vendedor de rádio, inaugura a sua TV Guanabara, consagrando a novela uma paixão nacional. Isso quando nem o mais otimista dos visionários previa o acesso maciço das pessoas aos aparelhos de TV. Mas esse mesmo homem que constrói, do nada, uma fábrica de sonhos, não é capaz de realizar o mais simples e pessoal desejo: manter seu casamento com Verônica, seu grande amor. Ao lado de Saulo, Verônica se torna a grande estrela das telenovelas. Mas é quando os holofotes se apagam que ela mostra sua real grandeza, rompendo com os papeis da vida real que a sociedade tenta lhe impor. “O interessante é que muitos paralelos podem ser feitos com os dias de hoje. Percebemos onde evoluímos ou não, em termos de costumes e pensamentos”, destaca João Falcão.
Apesar de se passar por volta da década de 1950, a série não tem caráter documental. “A televisão é uma subtrama, um charme. Tem algumas informações, algumas curiosidades dos bastidores do início da televisão no Brasil, mas o drama pessoal, a história dos personagens é o foco principal”, reforça Jorge Furtado. Para dar forma ao roteiro, o diretor José Luiz Villamarim optou por uma linguagem contemporânea: “Na hora de filmar uma época, geralmente existe muito respeito. A câmera está mais comportada, essa é a primeira leitura. Pedi, então, que desconstruíssemos um pouco isso. Filmamos com uma câmera solta, muito mais dentro da cena”, revela.
Nada Será Como Antes será exibida em 12 episódios, sempre às terças-feiras. Confira qauem é quem nessa história fascinante:



Saulo (Murilo Benício) –  Visionário, Saulo começa como vendedor de aparelhos de rádio e consegue se tornar um grande empresário, o dono da Rádio e da TV Guanabara. Tem Verônica como seu grande amor.

Verônica (Débora Falabella) –  Ao lado de Saulo, se transforma em uma famosa atriz de rádio e, depois, das telenovelas. Mãe solteira, enfrentará o preconceito da sociedade.

Beatriz (Bruna Marquezine) – Consegue deixar a vida de dançarina de boate e torna-se uma famosa atriz de TV. A frente do seu tempo, é uma mulher que preza pela liberdade e vive sem pudor os seus desejos.

Otaviano (Daniel de Oliveira) – Filho de Pompeu e irmão de Julia, apaixona-se por Beatriz, com quem decide se casar. Entra para a política e torna-se o deputado estadual mais jovem eleito.

Julia (Letícia Colin) – Irmã de Otaviano, com quem tem uma relação de domínio, é entusiasta da ideia da chegada da TV. É namorada de Vitor, mas mantém um caso com Beatriz.

Odete (Cássia Kis) – Mãe de Beatriz,  criou a filha trabalhando como empregada doméstica no interior, sofrendo humilhações dos patrões. Senhora distinta e simples, vai para a cidade viver com a filha , agora, famosa.

Pompeu (Osmar Prado) – Patriarca da família Azevedo Gomes, inicialmente é contra o investimento na TV. Quando percebe o sucesso do veículo, decide usá-lo para seus interesses políticos.

Aristides (Bruno Garcia) – Melhor amigo de Saulo, é o roteirista da Rádio e da TV Guanabara. Mantém um relacionamento com Rodolfo.

Rodolfo (Alejandro Claveaux) – Ator, contracena com Verônica e Beatriz na TV. Precisa esconder que é homossexual para manter a imagem de galã.

Péricles (Fabrício Boliveira) – Faz sucesso como ator no rádio, mas na TV tem dificuldade de conseguir papeis por ser negro. Se envolve com Verônica.

Davi (Jesuíta Barbosa) – Músico e compositor talentoso, porém sem sucesso, viverá uma paixão doentia por Beatriz.



Vitor (Igor Angelkorte) – Namorado de Julia, é de uma influente família carioca. 



Carvalho Rocha (Daniel Boaventura) – Apresentador da TV Guanabara.

Thiago (Bernardo Berruezo) – Filho de Verônica.

Hilda/Maria de Lourdes (Susana Ribeiro) – Mãe de Verônica.

Ernesto (Antônio Fábio) – Pai de Verônica.

Nicinha (Isabella Dragão) – Empregada de Verônica.

Doutor Silveira (Cassiano Ricardo) – Dono da rádio do interior.

Laura (Greta Antoine) – Possível filha de Saulo.



Fotos: Estevam Avellar / Rede Globo

Ivete Sangalo faz o Máquina da Fama levantar poeira



Hoje (segunda 26), o Máquina da Fama vai levantar poeira. Patricia Abravanel recebe a musa Ivete Sangalo, que mostra as músicas do seu mais novo DVD, Acústico em Trancoso. As duas conversam ainda sobre vida, carreira, família, parcerias musicais... E a baiana volta à infância ao realizar o sonho de participar de uma das brincadeiras do Domingo no Parque.
Para completar, o programa escolheu alguns dos artistas preferidos de Ivete para serem homenageados. O primeiro é o seu “pai” musical, Gilberto Gil, muito bem representando por Kerubyn, que até fez Ivete pensar que o próprio Gil estava cantando. Já Berê Conceição entra arrasando como a artista que o The New York Times disse que tem tudo a ver com musa baiana: Tina Turner. E Monica Marianno traz a festa do interior de Gal Costa. Máquina da Fama vai ao ar a partir das 23h15, logo após o Programa do Ratinho

Foto:Leonardo Nones/SBT







domingo, 25 de setembro de 2016

O Homem de Aço voa pela tela da Globo


Este ano, a Globo está se autointitulando "a emissora dos super-heróis". Praticamente todos os filmes da DC e da Marvel lançados nos últimos tempos serão exibidos pela emissora este ano. O que eu gosto muitcho porque, como todo mundo já sabe, eu amo essas franquias. E a festa começa amanhã (segunda 26) com O Homem de Aço voando direto para a Tela Quente. Só o elenco já fale a conferida: Russel Crowe, Kevin Costner, Michael Shannon, Diane Lane, Amy Adams, e o tudo de bom do Henry Cavill como o Clark Kent/Superman. 
O Homem de Aço reconta a história do Super-Homem do zero. Todo mundo sabe, mas vou relembrar assim mesmo: nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russel Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial rumo ao planeta Terra, levando com ele importantes informações de seu povo. O general Zod (Michael Shannon) tenta impedir a iniciativa e acaba preso. Já em seu novo lar, a criança é criada por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passaram a chamá-lo de Clark (Henry Cavill). O tempo passa, seus poderes vão aparecendo e se tornando um problema, porque isso evidencia que ele não é um ser humano.
Depois de adulto, Clark é obrigado a se isolar porque não consegue resistir aos salvamentos das pessoas e sempre precisa desaparecer antes que sua identidade seja descoberta e ele crie problemas para seus pais. Mas o terrível General Zod conseguiu se libertar e descobriu seu paradeiro. Agora, a humanidade corre perigo e, talvez, tenha chegado a hora das pessoas conhecerem aqueles que passarão a chama de Super-Homem.
Eu adorei O Homem de Aço e Henry Cavill é um Superman perfeito, perdendo apenas para o imbatível do Christopher Reeve, astro das versões do anos 1970. E anos luz do sem graça Brendan Routh, de Superman - O Retorno (2006), o pior filme da carreira do craque Bryan Singer. Mas concordo com as críticas sobre os efeitos especiais exagerados. A luta entre Superman e Zod, que aniquila Metrópolis realmente poderia ter sido mais dosada. Mas, fora isso, o filme é espetacular, com atuações sublimes e Russel Crowe e Kevin Costner. Vale muito ver ou rever. A Tela Quente vai ao ar após Velho Chico.


Crédito da foto: Clay Enos/Warner Bros.

sábado, 24 de setembro de 2016

Larissa Manoela e João Guilherme agitam o Domingo Legal


O casal na novela e curtindo a vida. Eles merecem!

Se você, como eu, também acha o casal Larissa Manoela e João Guilherme a fofura máster do momento, não pode perder o Domingo Legal, de amanhã (domingo 25), no SBT. O dupla protagonista da novela Cúmplices de Um Resgate bate ponto no programa com muita disposição, mas em suas frentes diferentes. 
João Guilherme estará, ao vivo, com sua família no palco e vai brincar de Afunda ou Boia com Celso Portiolli, além de contar as novidades da sua vida e carreira. Já Larissa participa do quadro Construindo Um Sonho e vai com Celso entregar a casa da Carol, uma menina deficiente física, mas muito alegre, cheia de sonhos e também muito fã da Larissa. Muito  lindo! O Domingo Legal vai ao ar a partir das 13h.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Com você, Pedro e Helô o casal central de A Lei do Amor


Vividos por Chay Sued e Isabelle Drummond (na primeira fase) e por Reynaldo Gianecchini e Cláudia Abreu, na segunda, o casal central de A Lei do Amor - a próxima novela das 9 - tem tudo para cair nas graças do público. A trama começa nos anos 1990. Em Paraty, no Rio, Pedro e Helô se apaixonam e acham que ficarão juntos para sempre. Mas uma armação dos malvados Mág (Vera Holtz) e Fausto (Tarcísio Meira), separa os dois. Mas não diminui o que um continua sentindo pelo outro.
Vinte anos se passaram, Helô está casada com Tião (José Mayer), tem dois filhos e uma vida em São Paulo. Mas, apesar disso, nunca conseguiu esquecer Pedro. “A Helô e o Pedro tiveram um amor raro, resistente a muitas desilusões e ao tempo”, adianta Cláudia. E o  reencontro dos dois acontece naquele mesmo cenário paradisíaco.“Helô já está calejada pela vida, mas o reencontro com Pedro reascende um sentimento genuíno. É como se o tempo não tivesse passado”, completa a atriz. Escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, com direção artística de Denise Saraceni, A Lei do Amor estreia na segunda 3.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Miley Cyrus e Alicia Keys são as grandes novidades do The Voice americano



Recém premiado com o Emmy de Melhor Reality Show, na noite do domingo 18, o The Voice americano volta ao ar hoje (terça 20), na telinha do canal Sony, a partir das 21h55. Lá fora já voltou ao ar ontem e, pelo visto, a 11ª temporada vai continuar com esse curto delay entre os EUA e o Brasil. Miley Cyrus e Alicia Keys, que foram consultoras na temporada passada, se juntam aos veteranos Adam Levine e Blake Sheltonsubstituindo Pharrell Williams e Christina Aguilera. Obviamente que não vou perder. Amo!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Todo o suspense e adrenalina de Superrmax na tela da Globo



Se você gosta de suspense e é fã de reality show, Supermax, que estreia amanhã (terça 20), depois de Justiça, é boa pedida da vez! Em busca de um prêmio de R$ 2 milhões, 12 participantes de um programa que mistura Big Brother Brasil com No Limite, são confinados em um presídio de segurança máxima desativado em plena Floresta Amazônica. No início é um mar de rosas. Festas, todos bancando simpáticos uns com os outros... Até que o grupo perde o contato com a produção e tudo começa a dar errado. Bem errado. Lá os personagens descobrem que têm algo em comum: todos já enfrentaram problemas com a Justiça. Juntos, eles serão submetidos ao extremo de suas capacidades físicas e psicológicas. Pouco a pouco, os fantasmas de cada um são revelados. A convivência entre personalidades completamente diferentes, em condições extremas, se torna uma luta por sobrevivência.
 Ao chegarem no confinamento, os participantes são recepcionados por Pedro Bial, que apresenta a atração. É pelo vídeo que ele explica como são as regras do jogo, anuncia a primeira festa e a primeira prova. O apresentador joga no ar informações para que os participantes se conheçam um pouco mais e comecem a desconfiar uns dos outros já na estreia. Não demora muito para o que seria, aparentemente, um ambiente com riscos calculados, se revelar um lugar onde os acontecimentos estão absolutamente fora de controle e desafiam a razão. Ao perder o contato com o mundo exterior, eles ficam sem saber se tudo aquilo faz parte do desafio ou se foram, de fato, abandonados à própria sorte. Enquanto buscam saídas e respostas, cada um tenta esconder quem é de verdade. Mas o dia a dia mostra que eles têm muito mais em comum do que imaginam.
No elenco de Supermax estão Mariana Ximenes, Cleo Pires, Erom Cordeiro, Bruno Belarmino, Nicolas Trevijano, Ademir Emboava, Maria Clara Spinelli, Rui Ricardo Diaz, Fabiana Gugli, Mario César Camargo, Vania de Brito e Ravel Andrade.  “Como a trama começa com um reality, a gente não queria muitos  rostos conhecidos do grande público. Isso trouxe uma agradável surpresa. Temos atores incríveis”, elogia o diretor geral José Alvarenga Jr., que também é um dos criadores da série, repetindo  a parceria de sucesso de O Caçador (2014) com Fernando Bonassi e Marçal Aquino, A trama conta ainda com coautoria dos roteiristas Bráulio Mantovani, Carolina Kotscho, Dennison Ramalho, Juliana Rojas e Raphael Draccon e Raphael Montes. O cineasta José Eduardo Belmonte, do filme Alemão (2014), reforça o grupo, assinando a direção de quatro episódios. Supermax vai ao ar todas as terças!


Confira a descrição dos personagens:




Bruna (Mariana Ximenes) - Enfermeira, bonita e vaidosa. Aos 30 anos, tem um jeito angelical, mas adora visitar cemitérios e gosta de pensar na morte.

Sabrina (Cleo Pires) - Psicóloga, filha de um empresário, é uma mulher durona. Tenta superar a claustrofobia no programa e diz que vai ganhar o prêmio por amor.

Janette (Maria Clara Spinelli) - Nasceu muito pobre e perdeu a mãe cedo. Hoje é dona de uma pequena rede de salões de beleza em subúrbios do Rio. É do tipo que fala tudo o que lhe vem à cabeça.

Sérgio (Erom Cordeiro) - Bonito e confiante, um líder nato. Sergio pertenceu à PM e hoje ganha a vida como segurança.

Cecília (Vânia de Brito) - Pertenceu ao jet set carioca, chegou a ser atriz coadjuvante em algumas novelas, mas está à beira da miséria após o fim de seu casamento.

Diana (Fabiana Gugli) – Ex-garota de programa, largou a profissão para se casar, até que descobriu uma traição do marido. Quer mudar de vida.

Arthur (Rui Ricardo Diaz) - Apelidado de “Rei Artur”, é um ex-jogador de futebol polêmico e com passado conturbado. Cresceu numa favela, e hoje seus amigos de infância hoje comandam o tráfico na comunidade.

Dante (Ravel Andrade) - É o mais jovem do grupo e bem humorado do grupo. Adepto de seitas satânicas, foi deserdado pelo pai e participa do programa pelo prêmio em dinheiro.

Nando (Nicolas Trevijano) - Ex-padre, Nando é bonito e vaidoso. Apesar de não exercer mais o sacerdócio, ainda se considera padre diante de Deus. Participa do reality para buscar uma segunda chance.

José Augusto (Ademir Emboava) - Economista, 45 anos, Tem uma ex-mulher e dois filhos. Ligou-se a políticos, passando a atuar nos bastidores como “arrecadador” de fundos para as campanhas de um partido.

Timóteo (Mário César Camargo) - Médico reformado do Exército, Dr. Timóteo se inscreveu no reality pelos R$ 2 milhões do prêmio.

Luisão (Bruno Belarmino) - Ex-lutador de MMA, campeão na sua categoria.

domingo, 18 de setembro de 2016

As Empreguetes estão de volta. Cheias de Charme retorna à tela da Globo



"Levo vida de empreguete
Só pego às sete!
Fim de semana, salto alto
e ver no que vai dar!
Um dia compro apartamento
e viro socialite

Toda boa, vou com meu ficante viajar!"

Que alegria, gente! As "curica" estão de volta. Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond), protagonistas de uma de minhas novelas preferidas, retornam à telinha no Vale a Pena Ver de Novo, a partir de amanhã (segunda 19). De Até a sexta 23, Cheias de Charme será exibida antes das emoções finais de Anjo Mau e, excepcionalmente, a Sessão da Tarde não será apresentada. Mas, a partir do dia 26, a novela passa a ocupar integralmente a faixa. 
Estreia de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira como autores titulares da Globo, Cheias de Charme foi um grande sucesso do horário das 19 horas, quando foi exibida entre 16 de abril a 28 de setembro de 2012, em 143 capítulos. Com direção de núcleo de Denise Saraceni e geral de Carlos Araújo, a trama é um conto de fadas sobre sorte, talento, show business e, principalmente, amizade. 
As Cinderelas da vez são Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond), empregadas domésticas que se conhecem na prisão depois de uma noite cheia de contratempos. Penha denuncia a patroa por agressão; Rosário é detida ao invadir o camarim do cantor Fabian (Ricardo Tozzi); e Cida se envolve em uma briga após flagrar o namorado, Rodinei (Jayme Matarazzo), aos beijos com Brunessa (Chandelly Braz).
Do caos nasce uma grande cumplicidade, mostrando que na vida, assim como na música, a harmonia é fundamental. A pedra no sapato dessas heroínas é Chayene (Cláudia Abreu), a rainha do eletroforró. A cantora amarga uma má fase na carreira e tenta se reerguer às custas do cantor Fabian, sucesso do ritmo sertanejo universitário. As três domésticas vão para a delegacia e acabam sendo presas por desacato à autoridade. Atrás das grades, lembram o dia ruim que tiveram e Rosário sugere que todas façam um pacto para somar forças e melhorar de vida: “Dia de empreguete, véspera de madame”, anuncia.


A nada mole vida de Penha

Maria da Penha mora no Borralho, bairro fictício do Rio de Janeiro, com seu marido Sandro (Marcos Palmeira), o filho Patrick (MC Nicollas) e os irmãos Alana (Sylvia Nazareth) e Elano (Humberto Carrão), que ela criou quando seus pais desapareceram. Sandro era pedreiro, até sofrer um acidente de trabalho que virou desculpa para não fazer mais nada. Ele dá muita dor de cabeça para a mulher, e o casamento vive em crise. Penha é cozinheira de mão-cheia, honesta e caprichosa, que construiu a casa onde mora e nunca deixou faltar nada para o filho e os irmãos.
No serviço, porém, não tem paz. Trabalha na casa de Chayene, uma patroa que não economiza nos insultos. A piauiense é a rainha do eletroforró, conhecida por seu jeito extravagante de se vestir e de falar. O último ataque de Chay – jogou sopa na cara de Penha – rendeu processo jurídico. A doméstica ligou para o programa de rádio Bom Dia, D. Maria e contou, ao vivo, o que sua patroa havia lhe aprontado. Foi um bafafá, que virou notícia em todos os jornais. O assunto foi parar na justiça. De um lado Chayene, protegida por Dra. Lygia (Malu Galli), advogada de um dos melhores escritórios de advocacia da cidade. De outro, Elano, advogado recém-formado e irmão de Penha. Depois de muitas brigas, Chayene se surpreende com a decisão da juíza: Jociléia Imbuzeiro Migon, vulgo Chayene, é condenada a pagar 20 salários mínimos a Penha pelos danos sofridos. E ainda é condenada a seis horas de prestação de serviços à comunidade do Borralho, em atividade ligada à limpeza e a saneamento.


Troco meu avental por um microfone – Rosário



Maria do Rosário passou parte da infância num orfanato. Aos 10 anos, o garçom Sidney Monteiro (Daniel Dantas) a adotou e deu a ela todo amor, educação e apoio que só um pai poderia oferecer a uma criança. A moradora do Borralho é especialista em pratos saudáveis e sofisticados. Seu tempero faz sucesso entre artistas e pessoas da alta sociedade. Mas os sonhos de Rosário vão além das panelas e receitas. Tudo o que ela mais quer é ser cantora profissional e levar as canções que compõe ao sucesso. Para tudo ficar perfeito, ela gostaria de fazer um dueto com Fabian, seu ídolo, sucesso do ritmo sertanejo universitário. Rosário é “fabianática”, com direito a santuário de imagens do artista e uma coleção de CDs.
Depois do escândalo no camarim do rapaz, que a levou à cadeia e a fez conhecer Penha e Cida, Rosário tem a certeza de que descobriu como se aproximar de Fabian. Chayene, a ex-patroa de Penha e madrinha musical do cantor, está sem empregada, e Rosário se candidata à vaga. No dia em que decide largar o trabalho no bufê, Rosário conhece Inácio (Ricardo Tozzi), um sósia de Fabian. Os olhos são diferentes, assim como a cor dos cabelos, o jeito de se vestir e de se comportar. Mas a fisionomia é idêntica. Um fica encantado com o outro. Rosário é aprovada por Chayene e ganha o emprego. As primeiras impressões da cozinheira não são boas: acha Laércio esnobe e a nova patroa, como bem avisou Penha, um nojo. Mas qualquer sacrifício é válido para entrar no mundo das estrelas.


Dando adeus à abóbora – Cida



Maria Aparecida é a gata borralheira da história. Sua mãe, copeira na casa dos Sarmentos, morreu quando ela ainda era uma pré-adolescente. A família do patrão, Ernani Sarmento (Tato Gabus Mendes), disse que cuidaria dela, mas foi a madrinha, Dona Valda (Dhu Moraes), cozinheira da casa, quem ficou com a guarda da menina. Cida, como prefere ser chamada, cresceu junto com as filhas de Sarmento – Ariela (Simone Gutierrez), a mais velha, e Isadora (Giselle Batista) –, mas herdou a função da mãe: arrumadeira da casa. Seus estudos eram pagos pela família, mas, quando completou 18 anos, teve a carteira assinada e se tornou oficialmente uma trabalhadora doméstica. Cida sonha ser jornalista e passa as noites relatando num diário seus dias, dramas e fantasias.
A jovem sofre uma decepção amorosa ao flagrar o namorado, Rodinei, aos beijos com Brunessa. Para se vingar, agarra o primeiro rapaz que vê, Elano, irmão de Penha, que se apaixona instantaneamente por ela. A noite termina em confusão, e ela é levada para a delegacia. A jovem fica ainda mais confusa quando começa a ser paquerada por Conrado (Jonatas Faro), filho do milionário Otto Werneck (Leopoldo Pacheco). O rapaz pensa que Cida faz parte da família Sarmento e tenta conquistá-la de olho na suposta fortuna dela. Cida resolve dizer que é filha de criação do Dr. Ernani Sarmento e apresenta o rapaz à família. Só que Isadora, que também está de olho no rapaz, manda para Conrado e todos os seus amigos uma mensagem com uma foto de Cida usando o uniforme de empregada. Será que o namoro sobreviverá à revelação de que Cida é empregada da casa?

A rainha do eletroforró – Chayene




No tapete vermelho dessa história reina absoluta a rainha do eletroforró, Chayene. De índole duvidosa, completamente amoral e sem noção do mundo que a cerca, a cantora tem como braço-direito o secretário Laércio (Luiz Henrique Nogueira), que é também seu maior fã. Foi Laércio quem descobriu Chayene para o estrelato. Chayene se separou de Laércio quando começou a colher os frutos da fama que, curiosamente, ele ajudou a construir. Louco por ela, o rapaz mantêm-se ao seu lado, zelando para que todos os detalhes da vida da estrela sejam perfeitos. Ela se autointitula “brabuleta-mor”; carinhosamente chama Fabian, cantor lançado por ela, de “frango”; e suas domésticas são “curicas”. Os contratos de shows são fechados por Tom Bastos (Bruno Mazzeo), a raposa do meio artístico, também empresário de Fabian.
Depois que insulta Penha e é colocada na justiça, Chayene vê sua carreira entrar em decadência. O maior público da cantora é justamente da categoria profissional das empregadas. E, para se livrar do limbo musical que a ameaça, ela cobra um favor a Fabian, o príncipe das domésticas. O cantor não se mostra disposto a ajudar. Apesar de ser um pedido de sua madrinha musical, ele tem medo de associar sua imagem à decadência de Chayene. Entretanto, a diva guarda um trunfo. Fabian tem um segredinho que só a sua irmã Simone (Marília Martins) e Chayene sabem. Ela ameaça “colocar a boca no mundo”, caso ele se negue a ajudar. Sem saída, Fabian aceita e os dois engatam um namoro falso para alavancar a carreira da cantora.


O Príncipe das domésticas e o sósia – Fabian e Inácio



Fabian é lindo e carismático. Autor de músicas “chiclete”, ele também tem uma presença de palco esfuziante. Nenhuma mulher resiste aos encantos do príncipe das domésticas, seu maior público. Sempre ao lado do cantor está Simone, irmã mais velha e fiel escudeira para assuntos familiares, profissionais e amorosos. É ela quem cuida de sua carreira, ao lado do empresário Tom Bastos. O fã-clube do artista é liderado pelas “fabianáticas”, jovens capazes de, literalmente, qualquer coisa para se aproximar do ídolo. É claro que a vaidade de Fabian faz dele mesmo seu maior admirador. Todo esse sucesso ele deve, primeiramente, à Chayene, sua madrinha musical.
Saem os cabelos superpenteados de Fabian, entram as madeixas bagunçadas de Inácio, sósia do cantor. Os olhos têm cor diferente, as roupas também, mas fora isso, eles são idênticos. O frisson que causa no sexo feminino por se parecer com o cantor o deixa bastante chateado. Ele não gosta de ser comparado! E isso fica bem claro quando engata um romance com Rosário. Os dois se conhecem no bufê do seu Malaquias (Claudio Tovar), onde Inácio tenta a vaga de motorista e ela trabalha como cozinheira.


“Dia de empreguete, véspera de madame”




Reunidas na casa de Chayene, nossas três mocinhas trocam confidências, se dão conselhos e o que era só lamento se transforma numa verdadeira farra. Curiosas, dão uma espiada no closet de Chayene. Cida experimenta uns óculos, Penha uma bijuteria, Rosáro um vestido e começam a fazer um desfile. Exaustas, adormecem entre as plumas e paetês da cantora. Rosário desperta com um sonho, pega o violão de Chayene e começa a compor enlouquecidamente. É a melodia que vai trilhar o sucesso das três. Empolgada, acorda as meninas e conta seu plano. Sem nada a perder, Penha e Cida topam na hora. Elas têm apenas um dia para colocá-lo em prática.
Enquanto Chayene comanda a massa em Salvador, na sua casa no Rio o circo é armado. Cida separa o figurino, Rosário esmerilha a composição. Rola um ensaio pra aprender a música. Elano, irmão de Penha, convoca Kleiton (Flávio Nepo), que é produtor musical caseiro. Levam algumas horas no estúdio da cantora, até que ficam satisfeitos. “Senhoras e senhores, com Rosário nos vocais e Cida e Penha no backing vocal, está pronta a canção que vai mudar o destino das nossas heroínas.”
A segunda parte do plano é gravar o clipe tendo a casa da rainha do forró como locação. Com a filmadora emprestada, Kleiton assume a direção. As três Marias se revezam nos papéis de empregadas e patroas, numa caricatura hilária das situações que costumam viver. Estão produzidas, lindas, charmosas. Quando estão finalizando, Laércio telefona para casa e acaba com a festa, diz para Rosário que estão voltando naquele dia. As meninas interrompem a filmagem para uma força-tarefa de deixar tudo em ordem.
Kleiton corre para o estúdio no Borralho, está animado com o material que tem nas mãos. O produtor é fera nessa função e conseguiu um resultado bem razoável com as imagens. Rosário, Penha e Cida se reúnem para assistir e mal podem acreditar no que veem: na tela, parecem cantoras de verdade... para os padrões delas, é claro. Rosário se empolga e quer colocar na internet, mas Elano alerta que pode ser perigoso, afinal usaram a casa, estúdio e roupas de Chayene para fazer o clipe. O que pode trazer complicações legais. A frustração é geral. Tanto trabalho para não poder mostrar a ninguém?
As meninas seguem seu rumo. O que elas nem imaginam é que o clipe vai sim parar na internet, mudando radicalmente as suas vidas e a de todos que as cercam. Saem espanadores, vassouras, panelas, receitas e patroas. Entram acordes, figurinos de estrela, aplausos e muito brilho!

sábado, 17 de setembro de 2016

Frase do Dia: Padre Benício em Velho Chico




"Na vida, pra gente vencer, às vezes precisa aprender a perder!"
Padre Benício (Carlos Vereza) para Iolanda (Christiane Torloni) em Velho Chico

Sexta - 16/09/2016

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Recado do Jorge: o regresso


Voltei, gente! E com direito a festa. Não para mim (risos), mas para comemorar as bodas 
do diretor da redação do Rio, Cláudio Uchôa, que, faz aniversário junto com o Diretor-Superintendente, Edgardo Martolio, e com meu filho, Arthur. Por isso, desejo muito amor, saúde e boas notícias para os três. Galera, retorno ao comando da revista, agradecendo o carinho e o empenho de Roberta Cerasoli, que emendou o trabalho aqui com outro desafio completamente diferente e vai arrasar lá também! Boa sorte, Beta! 
E chego ao reduto com Velho Chico entrando na reta final (motivo de tristeza para alguns, alegria para muitos), Cristina Pereira botando fogo em Haja Coração e Justiça estraçalhando os nervos da gente. Por causa das férias assisti a Escrava Mãe menos do que gostaria. Mas, pelo que vi, o alto nível não caiu. A Terra Prometida... Está mais apagada do que Fernanda Paes Leme no comando do X-Factor Brasil, na Band.
E Sol Nascente, apesar das lindas imagens, ainda não engrenou. A trama é devagar quase parando, o núcleo italiano é muito chato e, por mais que Bruno Gagliasso esteja tirando leite de Pedra, a imaturidade do Mario está cansando a beleza do público. Vou falar mais sobre nova trama das 6 nas próximas edições. Até lá!


Já Sol Nascente não engrenou. A trama é devagar quase parando! Na próxima edição falo mais sobre a nova trama das 6!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Direto de Justiça: Rose descobre que está grávida!


Justiça já entra em sua reta final. E as emoções não param. No episódio de amanhã (quinta 15), Rose (Jéssica Ellen) recebe uma linda notícia: está grávida. Aos poucos, a jovem está dando a volta por cima, desde que ela deixou a prisão por cumprir uma pena de sete anos. Abrigada na casa da amiga Débora (Luisa Arraes), ela conquistou logo um emprego de garçonete e retomou com força total o romance com Celso (Vladimir Brichta) que, afinal, sempre fora apaixonado por ela. E não demora muito para que o amor dos dois tenha um novo e importante episódio: Rose descobrirá que está grávida.
Já desconfiada da novidade, ela compra um teste de farmácia. E ¬– bingo! – há mesmo um bebê a caminho. Num primeiro momento, a jovem fica apreensiva – afinal, ela não sabe qual será a reação de Celso. Do lado de fora do banheiro, não há espaço para conversa. Débora está numa espécie de surto, atormentada pela imagem do homem que a estuprou, e não tem a mínima condição de receber a notícia sobre a gravidez da melhor amiga. Rose chega a sugerir que o melhor é deixar o plano de encontrar o estuprador para trás. “Você falou que dava pra encontrar o cara, que a polícia não faz nada porque não quer”, questiona Débora. “Eu achei que fosse ser mais fácil, mas não está sendo”, pondera Rose.
Após uma discussão com a melhor amiga, Rose acaba desabafando com Mayara (Júlia Dalavia) na mesa de um bar. “Só descobri hoje... Não sei como ele vai reagir. Talvez o melhor fosse tirar esse bebê e pronto”, lamenta. Mayara não aceita o desânimo da nova amiga. “Que é isso, Rose? O Celso é louco em você!”, opina, certa de que Celso receberá bem a notícia.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Conheça Tião Bezerra, o grande vilão de A Lei do Amor




"Tião é um homem marcado, ferido, cheio de ambiguidades. É muito poderoso, sagaz, controlador. Por outro lado, completamente apegado à família", adianta José Mayer sobre Tião Bezerra, seu personagem em A Lei do Amor, nova trama das 9 da Globo, que estreia dia 3 de outubro. Vaidoso, Tião gosta de estar no comando: de tudo e de todos. Conheceu Helô (Isabelle Drummond/ Claudia Abreu) em seu momento mais fragilizado, logo após flagrar Pedro (Chay Suede/Reynaldo Gianecchini), seu grande amor, em uma suposta traição. A moça precisava de carinho e proteção, enquanto Tião achava conveniente ter uma bela esposa ao seu lado. Uniu o útil ao agradável e casou-se com Helô, tendo com ela dois filhos, Letícia (Isabela Santoni) e Edu (Matheus Fagundes).
Passados 20 anos, Pedro e Helô se reencontram e conseguem esclarecer a suposta traição do passado. A reaproximação e o desejo de viver o amor interrompido é inevitável. Mesmo vivendo um casamento desgastado com muitas brigas e traições, Tião não admite perder sua esposa. Possessivo, ele vai fazer de tudo para manter sua mulher por perto. Até a doença da filha, Letícia, que está em tratamento contra leucemia, ele usará como forma de chantagem. Mas o que justificaria tamanha obsessão?
Helô ainda não tem a resposta, mas desconfia da aproximação cada vez maior de Tião com a família Leitão. Após um atentado que quase tira a vida de Fausto Leitão (Tarcísio Meira), ele se mostra exageradamente solícito com Magnólia (Vera Holtz), a matriarca da família, e passa a apostar todas as suas fichas no casamento de sua filha Letícia com Tiago Leitão (Humberto Carrão), neto de Fausto.
A pressão de Tião para o casamento dos dois é tamanha que chega a ser intimidadora. Ao ver o menino desinteressado por Letícia, ele usa a imagem da família Leitão para expor na mídia o compromisso dos dois, forçando Tiago a continuar no relacionamento. As verdadeiras motivações de Tião estão em seu passado, que Helô pouco conhece e que ele faz questão de não dar muitos detalhes. O único que sabe de toda a verdade da trajetória do empresário é Miro (Jorge Lucas), seu fiel motorista. 
Os dois foram muito amigos quando jovens, na época em que Tião trabalhava em uma olaria. "Tião usou o ódio e a revolta como combustível para impulsioná-lo em seu crescimento profissional", adianta o autor Vincent Villari, parceiro de Maria Adelaide Amaral no comando da novela. 


Foto: Globo/Estevam Avellar

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Bem Estar será exibido ao vivo de Manaus




Televisão é circo. É alegria, é diversão, mas também pode e deve ser prestação de serviço. E nisso, justiça seja feita, a Rede Globo está sempre investindo. Pois a deslumbrante Manaus recebe amanhã (sexta 9), a próxima edição do Bem Estar Global. Iniciativa da Globo em parceria com o Sesi, o evento oferece serviços de saúde e qualidade de vida gratuitos. A partir das 7h, as tendas montadas no estacionamento do Espaço da Ponta Negra começam a receber o público. No mesmo dia, o programa Bem Estar será ancorado ao vivo do local pelo apresentador Fernando Rocha.
Dezenas de profissionais de saúde – muitos especialistas – estarão prestando consultas e tirando dúvidas do público sobre saúde e bem estar. Estarão disponíveis, por exemplo, exames de glicemia e colesterol, além de avaliação nutricional, com checagem de peso, altura, circunferência abdominal e IMC (índice de massa corporal).
Quem está precisando colocar em dia o exame oftalmológico poderá aproveitar a oportunidade. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia oferecerá exame de glaucoma, catarata e retinopatia diabética. Também haverá prescrição de óculos. As mulheres que buscam serviços de ginecologia poderão realizar exame de Papanicolau. Meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas contra o HPV, mediante retirada de senha. 
Duas campanhas estarão em curso durante o Bem Estar Global: de prevenção do trauma na face – com orientações para evitar acidentes domésticos e de trânsito – e de saúde do sono – com diagnóstico de doenças da articulação temporomandibular (ATM) e suas relações com outras doenças como dor de ouvido, enxaqueca e dor no pescoço.  
No palco, a programação começa cedo, com treinamento de ressuscitação cardíaca e de primeiros socorros a partir das 7h. Em seguida, o público poderá participar de aulas de ginástica e zumba. Das 10 às 11h, Fernando Rocha comanda o ‘Bem Estar’ ao vivo, com show da cantora Marcia Siqueira e reportagens sobre comidas típicas da Amazônia, como pirarucu e camu camu. Na sequência, médicos especialistas participam de um talk show, tirando dúvidas sobre diferentes tipos de doenças. Até o fim das atividades nas tendas, às 15h, haverá shows com a Banda Carrapicho, Nunes Filho, Márcio Cigano e com a Banda Canto da Mata, além de aulas de ginástica e alongamento, body combat (luta) e dança.

Serviços oferecidos:
- Exame de peak-flow (pico de fluxo expiratório) e orientações sobre doenças alérgicas;
- Prescrição de óculos e tonometria (medida de pressão intraocular);
- Exame de glaucoma, retinopatia diabética e catarata. Encaminhamento para atendimento posterior quando necessário;
- Exame de ultrassom, elastografia hepática, testes de hepatite B e C;
- Avaliação nutricional (peso, altura, IMC, circunferência abdominal);
- Orientações sobre a intoxicação por medicamentos e ervas;
- Teste de glicemia e orientações sobre diabetes, obesidade e doenças da tireoide;
- Orientações sobre qualidade de vida de pacientes oncológicos e sobre a prevenção à doença através de alimentação saudável;
- Exame de Papanicolau;
- Vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos (haverá distribuição de senhas);
- Avaliação dermatoneurológica para rastreamento de hanseníase. Casos suspeitos serão encaminhados para serviços de referência na cidade;
- Orientações sobre colonoscopia; ações interativas com o público em mídias sociais;
- Exames de otoscopia, rinoscopia e audiometria;
- Dosagem de colesterol, aferição de pressão arterial e massagem cardíaca;
- Campanha de prevenção do trauma na face: orientações sobre a prevenção de acidentes domésticos e de trânsito;
- Campanha de saúde do sono: diagnóstico de doenças da articulação temporomandibular (ATM) e suas relações com outras doenças, como dor de ouvido, enxaqueca e dor no pescoço por problemas de coluna; 
- Diagnóstico das deformidades dento-esqueléticas e orientação de tratamento; diagnóstico das doenças da cavidade bucal com orientação de tratamento clínico ou cirúrgico;
- Orientações sobre escovação e sobre cirurgias odontológicas de diferentes naturezas;
- Orientações sobre fibromialgia, artrite reumatoide, osteoartrite (artrose), artrite psoriásica, espondilite anquilosante (dor nas costas) e osteoporose;
- Doação de cabelo para confecção de perucas.  

Bem Estar Global

Sexta-feira, dia 9
Estacionamento do Espaço da Ponta Negra – Avenida Coronel Teixeira s/nº
7h às 15h

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O furacão Safira atinge Haja Coração!



Amanhã é dia de Haja Coração ganhar um reforço de primeiríssima qualidade. Intérprete da inesquecível Fedora, em Sassaricando (1987), Cristina Pereira ganha uma merecida homenagem do autor Daniel Ortiz. A atriz entra na trama como a irascível Safira Abdala, prima a quem Teodora (Grace Gianoukas) destinou 2% das ações do Grand Bazzar. A ricaça vem ao Brasil a convite de Aparício (Alexandre Borges) e Fedora (Tatá Werneck), que estão de olho neste percentual para assumirem a presidência do complexo comercial. 
Muito excêntrica e com um apetite sexual voraz, Safira causa pânico nos moradores da manão, que hesitam em recebê-la. Mas, mesmo amedrontados e sem chances de voltar atrás, fazem as honras da casa e se deparam com uma mulher bastante irritada. “Que recepção mequetrefe é essa? Quase meia hora aí fora, esqueceram quem eu sou?”, brada.
E Safira não poupa ninguém: “Disseram que você tinha emagrecido, Lucrécia (Claudia Jimenez)!”. “Mas eu emagreci! Dez quilos!”, rebate a prima, que escuta o que não quer: “Jura... nem parece.” Agilson (Marcelo Médici) também é alvo da “metralhadora” Safira: “Os anos passam e continuo sem entender o que você fala. Solta essa língua, Gigi!”. E atinge Fedora. “Está usando drogas, álcool? Sua pele está horrível, parece uma dessas mulheres gastas pela vida”, espezinha a hóspede. 
Depois do reencontro com Aparício, Safira vai ao quarto do viúvo, que se arruma para ver Rebeca (Malu Mader). Ela tenta seduzi-lo e assusta o presidente do Grand Bazzar. “As-salam alaykom... pensei que a gente podia continuar a festa de boas-vindas aqui no seu quarto, Aparício”, sensualiza ela só de penhoar. Safira marca o retorno de Cristina á Globo depois de 11 anos. Seu último personagem na emissora foi a Cigana Roseta em A Lua Me Disse (2005).