Quem assistiu ao magnífico filme Louca Obsessão (1990) deve ficar incomodado com as cenas de Bruna (Fernanda Vasconcellos) mantendo Giovanni (Jayme Matarazzo) amarrado a uma cama, em Haja Coração. Simplesmente porque a trama de Daniel Ortiz está "homenageando" o longa de Rob Reiner que deu o Oscar a Kathy Bates pelo papel de Annie Wilkes, enfermeira doida, que fez do escritor Paul Calderon (James Caan) seu refém e passa a torturá-lo para impedir que ele mate a mocinha de sua série de livros, pela qual Annie nutre idolatria. Homenagem demais, na minha humilde opinião...Mas essa não é a primeira vez que o cinema inspira nossas novelas. São muitos, muitos, muitos casos. Mas vou relembrar alguns:
Momento
de Decisão x Dancin Days
A
famosa briga entre Júlia (Sonia Braga) e Yolanda (Joana Fomm), no final de Dancin'
Days (1978), era nitidamente copiada de do filme Momento de Decisão (1977), com
Anne Bancroft e Shirley McLaine.
Os
Homens Preferem as Louras x Guerra dos Sexos
O
final musical de Juliana (Maitê Proença) e Vânia (Maria Zilda), em Guerra dos
Sexos (1983), recriou o antológico número de Os Homens Preferem as Louras (1953),
com Lorelei Lee (Marilyn Monroe) e Dorothy Shaw (Jane Russell).
Casablanca
x Roque Santeiro
Nesse
caso, foi basicamente uma citação. A cena final de despedida entre Sinhozinho Malta (Lima
Duarte), Porcina (Regina Duarte) e Roque (José Mayer), em Roque Santeiro (1985),
remete ao fim de Casablanca (1942), com Claude Rains, Ingrid Bergman e Humphrey
Bogart.
Carrie, a Estranha x Rainhada Sucata x Chocolate Com Pimenta
O
antológico banho de sangue de porco, que Carrie (Sissy Spacek) levou em seu
baile de formatura, em Carrie, a Estranha (1976), foi literalmente repetido em Rainha
da Sucata (1990), com Maria do Carmo (Regina Duarte) na mesma situação. E isso
também aconteceu com Ana Francisca (Mariana Ximenes), em Chocolate Com Pimenta
(2003).
A
Noviça Rebelde x Vamp x Top Model x Era Uma Vez...
Jonas
(Reginaldo Faria) tinha seis de filhos em Vamp (1991) e se uniu a Carmem Maura
(Joana Fomm), que também tinha seis filhos. E o capitão mantinha todos em regime
militar, enquanto a mulher era mais leve e divertida. O mesmo rigor do empresário Álvaro (Herson Capri), em Era Uma Vez... (1998),
que contratou a moleca Madalena (Drica Moraes) para cuidar dos pestinhas. Já em Top Model
(1989), a desajeitada Naná (Zezé Polessa) passou a tomar conta dos cinco filhos
do surfista Gaspar (Nuno Leal Maia). Bem ao estilo do Capitão Von Trapp (Christopher
Plummer) e da levada Maria (Julia Andrews), de A Noviça Rebelde (1965).
Um
Corpo Que Cai x Suave Veneno
Em
Suave Veneno (1999), a misteriosa Inês (Gloria Pires) se envolvia com Valdomiro
(José Wilker) para roubar diamantes do empresário, cumprindo ordens de Clarisse
(Patrícia França). Inês desaparece e, algum tempo depois, Valdomiro encontra
uma sósia da amada, Lavínia. No final descobre-se que Inês e Lavínia eram a
mesma pessoa. É o enredo de Um Corpo Que Cai (1958): o policial Scottie Ferguson (James Stewart) se apaixona por Madeleine (Kim Novak), que o seduziu a mando de
outra pessoa. Madeleine simula suicídio, e algum tempo depois o policial
conhece Judy, idêntica a Madeleine. E que são a mesma pessoa.
Almas
em Suplício x Vale Tudo x A Lei do Amor
No filme Almas em Suplício (1945), Mildred (Joan Crawford) enriquece comandando uma rede de
restaurantes. Mas sua ambiciosa filha, Veda (Ann Blyth), a rejeita e morre de
vergonha da mãe batalhadora. Em Vale Tudo (1988), Raquel (Regina
Duarte) também cria uma cadeia de restaurantes - no caso da novela, industriais
-, enquanto a filha Maria de Fátima (Gloria Pires) tenta ficar rica às custas
de um bom casamento, escondendo de todos a mãe sem classe. Mesmo caso da
Jéssica (Marcella Rica), de A Lei de Amor, que tem pavor da mãe dona de um posto de gasolina, a
popular Salete (Claudia Raia).
A
Malvada x Celebridade
Em
Celebridade (2003), Laura (Cláudia Abreu) destinava sua vida a tirar tudo o que
a poderosa Maria Clara (Malu Mader) havia construído. E o primeiro passo: é se
tornar o braço direito da inimiga. Para, na primeira oportunidade, dar o bote na coitada.
Bem parecido ao que Eve (Anne Baxter) fez com Margo (Bette Davis), no clássico
A Malvada (1950).
Kill
Bill x Bang Bang
O
primeiro capítulo de Bang Bang (2006) começou com uma sequência em animação, no
estilo de anime japonês, igualzinho ao que Quentin Tarantino fez em seu filme Kill
Bill (2004).
Filmes
noir x Passione
Praticamente
toda a trama de Passione (2010), com a femme fatale Clara (Mariana Ximenes)
tentando enganar o trouxa Totó (Tony Ramos), trazia dezenas de referências do
cinema noir - filmes de mistério e policial -, como Laura (1944), Pacto de Sangue (1944), Gilda (1946) e Corpos
Ardentes (1981), entre muitos outros.
O
Expresso da Meia-Noite x Amor à Vida
No
primeiro capítulo de Amor à Vida (2013), Ninho (Juliano Cazarré) carregava
drogas e tentava ludibriar a polícia no aeroporto da Bolívia. Tensão inspirada
no filme O Expresso da Meia-Noite (1978), de Alan Parker.
Morte
em Veneza x Amor à Vida
O
lindo final de Félix (Mateus Solano) no banco com o pai, César (Antonio
Fagundes), em Amor à Vida (2013), foi nitidamente inspirado no deslumbrante longa Morte em
Veneza (1971), de Luchino Visconti, cujo protagonista também era um homossexual.
Muito boa essas referências
ResponderExcluirQual problema? A novela ta perfeita. Esse enredo ta perfeito. Quem se importa se foi copiado ou não. O que importa é audiência que dá. E isso infelizmente incomoda muita gente invejosa.
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