sábado, 26 de dezembro de 2015

Curti!: Vitória de Renato Vianna no The Voice Brasil 4


Mesmo frustrado com o resultado da edição passada do The Voice Brasil, na qual Danilo Reis & Rafael se sagraram campeões, mesmo sendo os mais fracos entre os quatro finalistas do ano passado, insisti em ver a final da quarta temporada. Meu medo era que Junior Lord fosse o eleito, já que o público muitas vezes vota por simpatia e não pelo talento da pessoa. Mas foi com muita alegria que comemorei a vitória de Renato Vianna, do time Michel Teló (com 56% dos votos), que estreou com o pé direito. Renato não era o meu predileto no programa. Eu torcia fervorosamente por minha conterrânea Rebeca Sauwen, de longe a voz mais bonita de toda a competição. Mas assim que ela foi desclassificada não tinha para mais ninguém. O troféu era de Renato e ponto final, apesar de Nikki ser uma cantora bem interessante e espero que ela siga na carreira. “Só tenho a agradecer. Primeiro a Deus; segundo, a minha família. Falei isso o tempo todo e é verdade. Essa vitória é para eles. Não podia deixar de agradecer também aos participantes Junior, Nikki e Ayrton. Eu fiz muitas amizades aqui. A Dani Suzuki, que me deu vários conselhos lá atrás, a você, Tiago, e ao Michel Telo”, disse Renato, emocionado. “Eu competi com pessoas que fazem um trabalho de excelência. Eu tenho que agradecer ao público, que me apoiou desde o início. Estou sem palavras!”, completou o campeão.A final em si foi chata. Tirando o número de Michel Teló, que foi animadinho, os shows dos outros técnicos não empolgaram, principalmente, o de Carlinhos Brown com uma música natalina insuportável. Não entendo por que, na versão brasileira, os outros candidatos da temporada não se apresentam. Seria muito mais interessante do que ouvir Lulu Santos tentando cantar Xibom Bombom... O número de Alexandre Pires e Bella Schneider (vencedora do quadro Cante Outra Vez, do Caldeirão do Huck) também foi fraca. Bella é ótima, mas devia estar nervosa porque sua voz não se desenvolveu como poderia. Já os demais assistentes dos técnicos, Luiza Possi (que deveria virar técnica em 2016), Di Ferrero e Rogério Flausino arrasaram com o clássico BrasilNa internet, muita gente xoxou o programa, dizendo que não adianta vencer o reality show porque ninguém faz sucesso. Mas as pessoas ficam limitadas a achar que se não tocar na novela ou aparecer na TV os artistas estão mortos. É um engano. Existe um Brasil enorme para esses cantores se apresentarem e desenvolverem seus talentos. E espero que cada um deles siga o seu sonho e seja muito feliz.
Renato Vianna: a nova voz do Brasil
O dono da voz mais rouca do The Voice Brasil mostrou a que veio desde o inicio. Já nas Audições às Cegas, quando cantou When a Man Loves a Woman, fez os quatro técnicos virarem as cadeiras e brigarem por ele nos times. Depois garantiu a permanência no reality com I'm Not The Only One, nas Batalhas; Billie Jean e Oh! Darling, nos Shows ao Vivo; e Who Wants To Live Forever, clássico eternizado na voz de Freddie Mercury, na Semifinal. Um dos participantes mais bem votados em toda competição, o paulistano de 21 anos aprendeu a tocar bateria e violão sozinho e tem nos artistas da música gospel e internacional, como o grupo Nickelback, David Cook e Chris Daughtry, as principais influências. Tímido e reservado, Renato garante que participar do The Voice Brasil foi inesquecível. “Foi uma experiência maravilhosa e muito além do que eu esperava. Tanto para a minha vida profissional como pessoal. Me surpreendi com o programa, desde a organização da equipe e a sincronia com que tudo acontece, a logística, até o momento em que o programa estava acontecendo, tudo me impressionou muito”, disse. Ele também comentou sobre a parceria com o técnico Michel Teló. “O Teló é um músico extremamente competente, com uma ampla vivência musical, que está inserido no mercado há muito tempo. Cada conselho que ele me deu agregou a minha carreira, que em comparação a dele está apenas nascendo. A nossa convivência foi muito boa, aprendi bastante e se antes eu já tinha ótimas impressões dele, agora eu sei que ele é digno da admiração de todos”, afirmou o vencedor.
Se você perdeu a final... 
Os finalistas Ayrton Montarroyos, Junior Lord, Nikki e Renato Vianna abriram a noite de mistura de ritmos e estilos com um sucesso dos Paralamas do Sucesso Óculos. Depois foi a vez de Lulu Santos subir ao palco para cantar uma nova versão de Xibom Bombom. A música, hit no início dos anos 2000 e cantado originalmente pelo grupo baiano As Meninas, ganhou nova roupagem, em ritmo de funk, e faz parte do novo álbum do artista. A cantora cor-de-rosa veio em seguida, cantou um medley com sucessos de Raul Seixas Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante e Gita e surpreendeu a todos no meio da apresentação ao puxar o cabelo e revelar que estava usando uma peruca. No palco, a bela mostrou um novo look, com estilo curtinho e loiro. “Ela é incrível, é toda colorida. Cantar desse jeito, tirar a peruca. É muito artista!”, disse Claudia Leitte. Após o número, Nikki comentou sobre a transformação. “Queria fazer jus a minha apresentação de ‘Metamorfose Ambulante’ e decidi mostrar que não sou apenas um cabelo rosa. Raspei ontem para fazer um número completo”, falou ainda muito comovida com a reação da plateia.A primeira parceria entre técnico e candidato da noite viria a seguir, com um dueto entre Michel Teló e Renato Vianna que, juntos, cantaram uma versão de My Way/ A Minha Vida, canção eternizada por Frank Sinatra. “Que alegria participar de um programa tão especial. Me receberam com muito amor e respeito. Estar na cadeira do The Voice é uma honra. Herdei do príncipe Daniel. Uma responsabilidade”, contou Michel Teló.Parte do time de assistentes da quarta temporada do reality entrou em cena na sequência. Rogério Flausino se juntou a Luiza Possi e Di Ferrero para apresentar Brasil, de Cazuza. Fascinação, referência na voz de Elis Regina, foi a deixa para que o recifense Ayrton Montarroyos subisse novamente ao palco, arrancando elogios do técnico Lulu. “Ayrton é único nessa competição. Pela singularidade, a escolha do repertório, pela vocalização, o que ele traz é muito peculiar. A delicadeza, a elegância... Ele nos faz lembrar que somos todos brasileiros, elegantes e delicados como Ayrton”, comentou Lulu Santos.Carlinhos Brown e Junior Lord se uniram em seguida para cantar Magamalabares, música de Brown gravada por Marisa Monte. O público que lotou a casa de espetáculos assistiu a mais uma parceria, desta vez entre Alexandre Pires e Bella Schneider, que venceu o quadro Cante Outra Vez, do Caldeirão do Huck, e ganhou a chance de se apresentar na final do The Voice Brasil. O mineiro e a ex-participante cantaram Lança Perfume, de Rita Lee e Roberto de Carvalho.  Mas a noite teria ainda mais uma surpresa: Claudia Leitte apresentou pela primeira vez a música Shiver Down My Spine.Junior Lord cantou Primavera, de Tim Maia, Ayrton Montarroyos e seu técnico Lulu Santos escolheram Eu Só Quero Um Xodó, de Dominguinhos. Michel Teló apresentou sua nova música de trabalho, Ah Tá Peraê, e, além do vocal, assumiu a bateria durante a canção. Já Claudia Leitte e Nikki apresentaram Is This Love, de Bob Marley, e Renato Vianna escolheu um sucesso de Renato Russo, Por Enquanto.Mas, antes de Renato Vianna ser anunciado como o grande vencedor da quarta temporada do The Voice Brasil’, Carlinhos Brown cantou uma música inédita, escrita especialmente para a final do reality, que nasceu depois de um sonho do técnico. “Sonhei que estava no programa e de repente o Creso (Eduardo Macedo, diretor geral do programa) olhou pra mim e disse ‘o país inteiro está cantando esta música’. Encontrei com ele, contei a história e assim surgiu Canção de Lar Natal’”, disse o técnico. A noite terminou com o campeão Renato cantando When a Man Loves a Woman, música que foi sua porta de entrada no programa, durante as Audições ás Cegas. Para Creso Eduardo Macedo, diretor-geral do programa, a temporada fechou em grande estilo. “Estar mais uma vez no The Voice Brasil foi uma experiência inesquecível. Vivemos momentos de intensa emoção, aprendizado e realização! Mais um sonho realizado na companhia de vozes incríveis”.

2 comentários: